Prefeitura programa ações e garante limpeza dos locais de festas dos bloquinhos de carnaval

Serviços Urbanos
23/01/2020 12h00

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju elaborou um intensivo cronograma de ações que visam apoiar a realização dos bloquinhos carnavalescos em diversos pontos da capital, assegurando bem-estar e comodidade aos foliões. A partir da intervenção de equipes da Diretoria de Operações (Dirop), os trabalhos iniciam-se no próximo sábado, 25, durante evento que acontece na Orla da Atalaia. 

De forma antecipada, garis e margaridas trabalham na preparação do local, executando serviço de pintura de guias e manutenção das áreas verdes. Já para o dia da festa, 154 agentes serão direcionados para atuarem nos serviços de varrição e recolhimento de lixo. Auxiliando a execução das atividades, veículos coletores/compactadores e caixas estacionárias, com capacidade para 5 e 30m³ de resíduos, também serão disponibilizadas na área.
 
Quanto aos demais bloquinhos cadastrados e autorizados pela empresa municipal, o calendário de atividades contempla também outras tarefas que visam manter a higienização e manutenção dos espaços por onde passarão os cortejos, a exemplo de capinação, roçagem mecanizada e a poda de árvores nestes locais. De acordo com a Dirop, a presença das equipes se dará também durante e depois de cada evento. 

“Nosso cronograma busca atender os locais onde haverá uma concentração maior de pessoas e isso, consequentemente, causará um aumento no acúmulo de lixo nos espaços públicos. Durante as datas de realização desses bloquinhos, a Emsurb disponibilizará um quantitativo específico de agentes, de acordo com a demanda de cada festividade, para limpeza da área e lavagem das vias de acesso”, ressaltou o diretor, Bruno Moraes.   

Além das atividades acima, a empresa municipal também atua em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), de forma a assegurar que os eventos ocorram de maneira segura e organizada, a partir das devidas autorizações emitidas pelos respectivos órgãos.