Serviço de alerta por SMS 40199 auxilia população no controle sobre eventos adversos

Defesa Civil
29/01/2020 12h00

Com objetivo de prevenir a população sobre a ocorrência de eventos adversos, a Prefeitura de Aracaju desenvolveu, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), o serviço de alerta via SMS 40199. Por meio da ferramenta, a Defesa Civil de Aracaju emite alertas via SMS para os telefones habilitados. Somente em 2019, foram emitidos 21 alertas, a maior parte em razão de eventos adversos relacionados às chuvas. Até o momento, 22.818 telefones já foram cadastrados.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, os alertas só são emitidos quando há grande probabilidade de o evento adverso ocorrer. "Nós conferimos várias fontes de dados sobre meteorologia, tanto nacionais quanto do estado, de alta confiabilidade, e enviamos o alerta, para que as pessoas aumentem o estado de observação e tomem precauções para algumas ações inseguras", afirma o major.

Também segundo o coordenador, a rotina de trabalho da Defesa Civil é alterada nessas situações. "Nós deixamos a parte administrativa um pouco de lado para nos dedicamos ao monitoramento das áreas de risco, além de entrar em contato com outros órgãos municipais, como a Assistência Social, a Emsurb e a Emurb. Além disso, a Prefeitura convoca o Comitê de Gerenciamento de Crise, para que todos os órgãos envolvidos no Plano de Contingência contra desastres naturais possam atuar no menor tempo resposta possível", explica Sílvio Prado.

Ainda de acordo com o major Sílvio, é possível observar o aumento de chamados emergenciais recebidos pela Defesa Civil após o envio do alerta. "Como já foi alertado que poderia ocorrer alguma adversidade, ao mínimo sinal de alguma situação de anormalidade as pessoas já ligam para o 199. Isso nos dá a possibilidade de chegar ao local em um menor tempo resposta", afirma o coordenador.

Para José Guedes, coordenador do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do bairro Jabotiana, a emissão do alerta é fundamental para que o grupo possa desempenhar seu papel na comunidade. "Na hora que eu recebo o alerta via SMS, eu já mando um alerta para os outros membros do Nudec, e nós ficamos de sobreaviso para monitorar as áreas de risco do bairro", relata o coordenador.

Por isso, José Guedes considera o alerta um grande benefício para a população que, assim como ele, se encontra em uma área de risco. "O serviço de alerta é fundamental para que as pessoas que estão expostas a esses riscos já fiquem de sobreaviso e se preparem, para não serem pegas de surpresa, e tomem medidas mitigadoras para diminuir os impactos", complementa.

O universitário Carlos Enrique é usuário do 40199 há pouco mais de 3 anos. Ele conta que, em determinada ocasião, precisou solicitar atendimento da Defesa Civil e acabou se deparando com o serviço de alerta, o que chamou sua atenção. "É vantajoso saber se alguma coisa pode atrapalhar sua rotina e você ter como evitar", considera o estudante.

Após o recebimento da mensagem, Carlos passa a se prevenir para situações adversas, como as chuvas. "Eu saio mais equipado, com guarda-chuva, calçado fechado, e evito usar transporte público, opto por carona ou aplicativos", afirma.

Cadastro

Para fazer o cadastramento e receber os alertas da Defesa Civil, basta acessar o campo de mensagens (SMS) do celular e inserir no destinatário o número 40199 e, em seguida, no corpo da mensagem, informar o CEP da região. Após enviar a mensagem, o usuário receberá uma confirmação do cadastro. É possível cadastrar mais de um CEP.