Guarda Municipal realiza ações contínuas de prevenção nos calçadões da 13 de Julho

Defesa Social e Cidadania
29/01/2020 11h00

O calçadão do bairro 13 de Julho é um dos lugares mais frequentados pelos aracajuanos para passeios e prática de exercícios físicos. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), mantém equipes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) atentas à segurança do local.

Nos horários de maior fluxo de frequentadores, o ciclopatrulhamento (patrulhamento realizado com a utilização de bicicletas) é intensificado, no entanto as equipes atuam na cobertura da área 24h, todos os dias. Além disso, a GMA também disponibiliza apoio de viaturas dos demais grupamentos que compõe a corporação para atuar na localidade.

O padre Enrique Perez, que faz caminhadas regularmente no local, considera que a presença dos guardas municipais representa uma forma de prevenção. "Na verdade, em Aracaju, eu nunca me senti inseguro", relata o padre, que aprova o trabalho desenvolvido pelos guardas. "São muito simpáticos e atenciosos", considera.

Fisioterapeuta, Ana Cristina Menezes também visita o calçadão com frequência e considera a atuação da GMA um grande benefício à população aracajuana. "Eu me sinto protegida. Dá mais tranquilidade. A gente está aqui muito exposto. Acho que a presença deles aqui é muito importante, não só com a viatura, como também com as bicicletas", afirma.

De acordo com o diretor da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, o esquema de segurança contempla, inclusive, o apoio fixo. "É importante ressaltar que a região dos calçadões da 13 de Julho conta com a atuação da Guarda Municipal em intensidade alta, tendo em vista que há na região o patrulhamento fixo, também", garante o subinspetor.

O diretor chama a atenção para o teor preventivo da atuação do órgão. Além de disponibilizar o ciclopatrulhamento, também são realizadas as chamadas "Paradas Breves", executadas pelas equipes dos diversos grupamentos da GMA.

"Essas equipes obedecem a um cartão programa, realizando essas paradas em horários pré-determinados, para que possa ser intensificado o trabalho preventivo, em momentos estratégicos", explicou o diretor da Guarda Municipal.

Esse trabalho, especificamente, resulta em uma média de seis paradas diárias, de acordo com os dados da GMA. "Os registros dos últimos anos, de 2017 a 2019, apontam que foram registradas, em média, 187 Paradas Breves por mês, o equivalente a cerca de seis Paradas Breves diárias nos calçadões do bairro", ressalta o subinspetor Mendonça.