Arena Criativa vai fomentar economia local durante Projeto Verão 2020

Agência Aracaju de Notícias
29/01/2020 18h00

Em paralelo ao Projeto Verão, a Prefeitura de Aracaju vai realizar, também, nos dias 1 e 2 de fevereiro, a Arena Criativa. Sob a responsabilidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a arena será instalada no estacionamento da Passarela do Caranguejo, onde aracajuanos e turistas poderão conhecer a produção artesanal de diversos setores da economia criativa na capital, um espaço que gerará renda e troca de informações imprescindíveis para o avanço das ações relativas à cultura no futuro. 

A arena, que funcionará das 16h às 20h, será o local a dar contexto aos segmentos variados que utilizam a cultura como forma de desenvolver uma cidade moderna, conectada com as ideias globalizadas, mas também olhando para si própria, aos seus produtores locais e a riqueza do que promovem. 

A novidade tem como objetivo oferecer atividades para além dos espetáculos do Projeto Verão 2020, evento realizado pela administração municipal, com patrocínio do Ministério do Turismo, e contempla a diversidade, para agradar a diferentes faixas etárias, ritmos e produções artísticas.   

“A Arena Criativa vai contar com feiras ocupadas por coletivos alternativos, que expressam segmentos emergentes da sociedade, que renovam o perfil dos produtos culturais. Desta maneira, seja o artesanato colocado em evidência ou as performances realizadas pelos artistas, até o campeonato de games, tudo dialogará com a busca por renovação dos repertórios. O ganho será evidente tanto para os visitantes quanto para aqueles que oferecerão seus serviços e produtos”, explica o presidente da  Funcaju, Luciano Correia. 

O retorno do Projeto Verão, aos moldes do que ocorria até 2012, com grandes atrações, faz parte do Planejamento Estratégico colocado em prática pelo prefeito Edvaldo Nogueira, com o objetivo de retomar o protagonismo da capital sergipana no circuito turístico para este período. 
 
“Não só a festa pela festa, o espetáculo em si, mas encarar cada uma dos eventos sob a perspectiva da economia criativa, da movimentação das cadeias produtivas ligadas ao turismo e à cultura, de maneira a gerar empregos, renda e fortalecer Aracaju como destino, uma cidade efervescente, cheia de atividades e possibilidades, nesta época do verão”, ressalta Luciano.       
Programação do Projeto Verão 
O Projeto Verão 2020 será aberto no dia 1 de fevereiro, às 21h, com a apresentação da banda The Baggios. Na sequência, às 22h30, sobe ao palco a banda Cordel do Fogo Encantado. A partir de 00h será a vez da banda Paralamas do Sucesso garantir a animação do público. A primeira noite de evento será encerrada com a banda Reação, que se apresenta às 1h30.
 
Já a segunda noite da festa começa às 21h com o músico Siba. Logo após, às 22h30, aracajuanos e turistas cairão no samba com o cantor Diogo Nogueira. Às 00h será a vez da banda de rock Ira! animar os presentes e, às 1h30, a banda Babado Novo sobe ao palco para finalizar o evento.