Prefeitura apoia ato alusivo ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

Assistência Social e Cidadania
29/01/2020 21h48

No Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado nesta quarta-feira, 29, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Assessoria LGBTQI+ da Diretoria de Direitos Humanos, apoia iniciativas que fortaleçam a luta pela igualdade de gênero e respeito à diversidade de homens e mulheres transexuais no município. Nesta noite, pessoas trans de diversos pontos da capital se reuniram no Centro Cultural de Aracaju para participarem de atividades alusivas à data.

O primeiro dia de atividades foi marcado pelas apresentações culturais de artistas trans, lançamento de dossiê da Rede Trans Brasil sobre as violências e assassinatos contra pessoas transexuais, homenagens às pessoas que lutam pela população LGBTQI+ e exibição do longa-metragem Indianara, mulher trans, prostituta, atuante na defesa dos direitos humanos de transexuais e travestis em situação de vulnerabilidade social.

O assessor de assuntos LGBTQI+ da Assistência Social de Aracaju, Marcelo Lima, foi um dos homenageados da noite. Para ele, a atual administração é referência para a população LGBTQI+ na inclusão desse público nas políticas públicas do município.

“A preocupação da Prefeitura em manter um técnico homossexual na pasta já demonstra o compromisso da gestão municipal com a comunidade LGBTQI+. Ao longo dos anos, executamos ações eficazes de inclusão dessas pessoas nos programas sociais, como o monitoramento de violações dos direitos humanos, retificação de nome e gênero, o acesso a programas sociais como Transferência de Renda e apoio a eventos. Somos responsáveis por fazer a interlocução com a sociedade civil organizada, apoiando iniciativas que visam a garantia dos direitos da população LGBTQI+”, destacou.

Segundo um levantamento feito pela Rede Nacional de Pessoas Trans, com sede em Aracaju na Astra - Direitos Humanos e Cidadania LGBT, apresentado à Rede Trans Brasil em 2019, Sergipe se destacou como um dos estados mais violentos com pessoas trans, sendo o 2º lugar do país e o 1° do Nordeste em relação aos assassinatos relativos à população de cada estado.

Para a assistente social Maria Eduarda Marques, representante da Astra, a parceria da gestão municipal reforça o objetivo da campanha. “Neste ano, contamos mais uma vez, com o apoio da Prefeitura, que vem sendo atuante na luta pelos nossos direitos. Sabemos que o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo e muitas pessoas só dão importância para a morte física e esquecem de falar sobre a  morte social, dos problemas psicológicos enfrentados por essas pessoas no dia a dia. Através da parceria,  campanhas como essa ganham ainda mais visibilidade. Quando falamos em Visibilidade Trans, queremos conscientizar as pessoas de que a saúde, a segurança e educação é um bem comum a todos os cidadãos brasileiros e não seria diferente para a nossa população também”, salientou.

A vendedora Vanessa Pitbull, 19, foi uma das transexuais que se apresentaram durante o evento. Para ela, a união do poder público com organizações sociais é fundamental para a diminuição da transfobia. “Faço questão de participar de ações como essa porque assim como eu, outras pessoas da comunidade LGBTQI+ lutam pelos nossos direitos. A parceria do poder público é de suma importância porque é uma maneira de diminuir o preconceito contra nós e nos auxilia no acesso a políticas públicas”, observou.

Realização

As ações iniciaram nesta quarta-feira, 29, e seguirão até sábado, 31 com outras atividades na região central de Aracaju. O evento é realizado pela Astra - Direitos Humanos e Cidadania LGBT, e conta com o apoio da Assessoria LGBTQI+ da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), da Associação de Defesa dos Direitos LGBT do Estado de Sergipe (Adhones) e das secretarias de estado da Inclusão e Assistência Social e da Saúde.