Prefeitura garante atuação integrada das forças de segurança no Projeto Verão 2020

Defesa Social e Cidadania
31/01/2020 09h00

Para os dois dias de programação do Projeto Verão 2020, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desenvolveu um planejamento operacional alinhado entre as forças de segurança. O objetivo é garantir a cobertura necessária tanto na arena de eventos quanto nas regiões periféricas e terminais de integração.

O trabalho ostensivo e preventivo na área da festa será realizado pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Os terminais de integração também receberão o reforço das equipes, com especial destaque para o terminal da Atalaia, onde se espera maior fluxo. Ao todo, 160 guardiões estarão atuando nesse esquema de segurança.

Segundo o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, a atuação integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil e demais órgãos, ocorrerá de maneira estratégica. "No total, a polícia estará com 190 policiais trabalhando para fazer a segurança nas áreas periféricas ao evento. Já a Polícia Civil estará recebendo os casos mais graves, na central de flagrantes", pontua, ao acrescentar que também estarão trabalhando na segurança da festa as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Bombeiros Civis e Defesa Civil de Aracaju.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, reforça que haverá efetivo disposto em pontos fixos estratégicos e em patrulhas itinerantes. "O Grupamento Especializado em Motopatrulhamento (GEM) realizará policiamento preventivo, sobretudo nos terminais de integração e vias adjacentes", ressalta.

As plataformas elevadas de observação, distribuídas na área do evento, proporcionarão visão ampliada aos guardiões que orientarão as patrulhas com auxílio de apontador a laser e radiocomunicação.

O Projeto Verão 2020 é realizado pela Prefeitura de Aracaju com o patrocínio do Ministério do Turismo.

Videomonitoramento
O evento será monitorado por câmeras de alta resolução (HD) e alto alcance com rotação 360º, posicionadas estrategicamente e controladas pela base móvel de videomonitoramento da GMA.
 
"O recurso possibilitará a rápida identificação de possíveis situações que demandem a atuação dos guardas municipais, reduzindo o tempo resposta ao atendimento de possíveis ocorrências e proporcionando maior assertividade na identificação dos envolvidos. Essas gravações também poderão ser disponibilizadas para a Polícia Civil diante da necessidade de investigação", esclarece o secretário da Defesa Social, Luís Fernando Almeida.

Também haverá a utilização de drones no evento, o que possibilitará a visualização de toda extensão da festa, propiciando informações relevantes que serão utilizadas em tempo real.