Projeto Verão 2020 impulsiona cadeia produtiva do turismo na capital

Indústria, Comércio e Turismo
31/01/2020 15h30

Principal evento da estação mais quente do ano, na capital sergipana, o Projeto Verão 2020, retomado este ano pela Prefeitura de Aracaju, é aguardado tanto pela população local, quanto pelos turistas, que vieram à cidade também para aproveitar a programação musical das noites de festa – sábado e domingo, dias 1 e 2 de fevereiro -, na Orla da Atalaia.
 
O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães, visitou vários pontos da cidade para verificar a movimentação e conversou com representantes do trade turístico para avaliar o impacto da festa.
 
“Nos últimos dias tenho verificado que nossa cidade já respira o Projeto Verão 2020, a cidade tem sotaques de vários estados, gente que veio curtir a nossa festa, e em conversas que venho tendo com representantes da rede hoteleira, a taxa de ocupação hoje está em torno de 80% e deve atingir 100% nos dias de evento”, afirma Marlyson.

Divulgação do evento
Equipes da Semict, coordenadas pelo Departamento de Turismo, fizeram um intenso trabalho de distribuição de material informativo do Projeto Verão 2020, no Aeroporto Santa Maria, hoteis e restaurantes, agências de receptivos, Centros de Atendimento aos Turistas da Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi e Mercado Thales Ferraz.

“Foi um trabalho bem direcionado em que distribuímos farto material, cerca de três mil e quinhentos folders informativos, além de sensibilização com os turistas, que ficaram muito satisfeitos em saber que além dos atrativos que a cidade já apresenta vão ter um fim de semana de shows com grandes atrações da música brasileira, além de eventos culturais e esportivos na Arena Criativa”, frisa Luciana Kariny, diretora do Departamento de Turismo da secretaria.

E foi esse o sentimento da professora Alda Valéria Alves, turista que vem da cidade baiana de Irecê, ao ser informada sobre a festa. Transpirando alegria e felicidade, não economizou elogios à cidade  e a alegria de poder participar do Projeto Verão 2020.

“Aracaju é uma das cidade mais lindas que já vi, um espetáculo de cidade, e quando cheguei aqui fui surpreendida com essa bela notícia que é o Projeto Verão. Eu e minha família estaremos lá, aproveitando todas as bandas e essa cidade maravilhosa, esse projeto de vocês veio coroar nossa visita a esta linda cidade”, festejou a turista com muita alegria. 

O baiano Silas Medrado Barreto observava encantado os produtos de artesanato no mercado Antônio Franco quando contou ser sua primeira visita a Aracaju. Também elogiou a organização da cidade e a hospitalidade do aracajuano. Sobre o Projeto Verão, respondeu com a característica baianidade.

“Meu rei, se tem uma coisa que o baiano gosta é de festa e vou estar sim, os dois dias, no Projeto Verão. Que boa notícia vocês me deram!”, exaltou.
 
Para ampliar a divulgação, o Projeto Verão 2020 também foi inserido no Calendário Nacional de Eventos, na página do Ministério do Turismo. As diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de Aracaju também utilizaram variadas mídias para informar passo a passo os preparativos, programação e detalhes da festa.

“Todo esse volume de informação e interação ajudou no trabalho de divulgação e sensibilização. Criou-se uma sinergia positiva com pessoas se informando e passando a informação para parentes e conhecidos fora do estado, convertendo-os em visitantes para aproveitar a festa e as potencialidades da cidade”, destacou o secretário Marlysson Magalhães.

A enfermeira Andreia Rodrigues disse estar muito feliz com o retorno do Projeto Verão e assim que a festa foi anunciada pelo prefeito, espalhou a notícia com parentes e amigos que residem fora do estado. “Estou trazendo meus parentes de fora do estado pra curtirem essa festa maravilhosa, uma festa com grandes atrações, e tenho certeza que Aracaju vai ficar lotada de turistas este final de semana, vai ser uma maravilha receber tantos visitantes”, vibrou.

Sobre a festa
O Projeto Verão 2020 é um evento turístico e cultural realizado pela Prefeitura de Aracaju, com o patrocínio do Ministério do Turismo, que impulsiona a cadeia local desse segmento econômico, no início da alta estação.

Durante os dois dias de evento, há uma diversificada programação musical, nos dois grandes palcos montados na Orla da Atalaia, com artistas consagrados da música popular brasileira e sergipana; bandas como Paralamas do Sucesso, Ira, The Baggios, Reação.

Além da programação musical, este ano a Prefeitura de Aracaju inovou e vai promover, em paralelo aos shows, atividades culturais e esportivas na Arena Criativa. “Seja o artesanato colocado em evidência ou as performances realizadas pelos artistas, até o campeonato de games, tudo dialogará com a busca por renovação dos repertórios. O ganho será evidente tanto para os visitantes quanto para aqueles que oferecerão seus serviços e produtos”, explicou o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.

Nas dois noites de evento, a Prefeitura deve atrair à Orla da Atalaia cerca de 200 mil pessoas e, com isso, gerar forte impacto na economia e nos mais de 54 segmentos que compõem a cadeia produtiva do turismo.