Guarda Municipal de Aracaju desenvolve ações estratégicas para o Projeto Verão

Defesa Social e Cidadania
01/02/2020 14h30

Para garantir a segurança no espaço do Projeto Verão 2020, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emprega recursos e o efetivo da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) de maneira estratégica. Além do patrulhamento preventivo e ostensivo, na arena de eventos, também há a intensificação da operação Terminal Seguro, especialmente no terminal da Atalaia. 
 
Durante os dois dias de programação, 160 guardiões farão parte do esquema de segurança. Para esse trabalho, serão utilizados equipamentos que facilitam a identificação de ocorrências ou suspeitos, como é o caso dos postos elevados e equipamentos que integram o videomonitoramento. 

"A base móvel de videomonitoramento da Guarda Municipal está instalada na área do evento desde o início desse sábado, 1º, e permanecerá em operação até o encerramento da programação. Com auxílio de câmeras de alta resolução, será possível monitorar uma grande extensão do espaço, proporcionando uma atuação rápida e efetiva", detalha o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

O investimento em tecnologia para a segurança contempla, também, a operação de drones, que auxiliarão no monitoramento da área. "Não medimos esforços para proporcionar segurança ao público que prestigia o evento", destaca Luís Fernando. 
 
Além do patrulhamento realizado na área de shows e demais atividades, o esquema conta com o reforço das equipes de motopatrulhamento, que circulam pelas ruas adjacentes ao evento.
 
Já as viaturas são utilizadas de maneira estratégica e uma base da Guarda Municipal de Aracaju está instalada na Avenida Santos Dumont, para apoio às atividades.
Achados e perdidos

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, ressalta que os itens perdidos no evento podem ser direcionados ao posto da GMA, montado na avenida Santos Dumont.
 
"Caso as pessoas encontrem materiais perdidos, podem direcioná-los ao nosso posto. O espaço também poderá acolher pessoas que tenham se desencontrado dos seus amigos ou familiares. Adotaremos as medidas necessárias para garantir a tranquilidade de todos os que necessitarem dos nossos serviços", orienta Mendonça. 
 
Os documentos perdidos que não forem resgatados no posto da Guarda Municipal, durante o evento, serão encaminhados à central dos Correios, na segunda-feira, dia 3.