Posto Médico avançado garante tranquilidade aos foliões no Projeto Verão 2020

Saúde
02/02/2020 23h42

Para garantir uma assistência de qualidade aos foliões do Projeto Verão 2020, que necessitaram de atendimento médico, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde estruturou um posto médico avançado nos dois dias da festa, que tem o patrocínio do Ministério do Turismo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU também deu suporte ao evento, com duas bases móveis (básica e avançada) além dos hospitais Fernando Franco e Nestor Piva, que ficaram de retaguarda para possíveis transferências.

Com equipe composta por dois médicos, dois enfermeiros e seis técnicos de enfermagem, em cada dia de evento, e visando um atendimento qualificado, a Rede de Urgência e Emergência (Reue) disponibilizou 12 assentos para atendimento, 06 leitos de observação, 01 leito de estabilização equipado com monitor, cardioversor, bombas de infusão, eletrocardiograma.

A supervisora do plantão deste domingo, 2, Solieci Alves Nascimento, destacou que toda a estrutura foi pensada para oferecer o melhor atendimento médico à população durante a festa. Os casos de maior complexidade são encaminhados para os hospitais de retaguarda.

"Dos três primeiros atendimentos que fizemos, uma paciente precisou ser transferida para o Hospital Fernando Franco, pois se queixava de muita dor de dente. Como lá temos atendimento odontológico, ela foi encaminhada. Os demais sentiam dor abdominal, foram medicados e liberados", explicou a supervisora.

Rickson Pereira foi conhecer a festa com toda a família. Ele disse estar satisfeito com toda a estrutura, incluindo o posto médico.

"Gostei de saber que, caso precise, temos um primeiro atendimento médico ainda no local da festa, de forma rápida. Muito bom!", reconheceu.

A carioca Cândida Robalinho, acabou de escolher Aracaju como nova morada e elogiou a organização do evento e o cuidado com a saúde.

"A festa está ótima! E ter uma estrutura médica, saber que se passar mal temos alguém pra nós atender, dá mais tranquilidade", declarou.

Dia 1

Na primeira noite da festa (1) foram realizados 11 atendimentos, envolvendo sintomas como queixa ortopédica, ingestão de corpo estranho (criança) e ingestão de bebida alcoólica. Três pacientes foram encaminhados para o Hospital Fernando Franco.