Público aprova segurança no Projeto Verão 2020 e destaca tranquilidade da festa

Defesa Social e Cidadania
03/02/2020 10h29

Quem curtiu o Projeto Verão 2020 notou que a festa se desenvolveu de forma tranquila, sem a incidência de ocorrências graves. A presença constante e proativa da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), em todo o perímetro do evento, assim como da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM/SE), nas áreas adjacentes, podia ser facilmente identificada.

A professora Gisele Cruz, que prestigiou o segundo dia de programação ao lado dos amigos, se mostrou satisfeita com a estrutura de segurança que encontrou em toda a extensão da Orla da Atalaia. "A segurança está de parabéns. Desde a minha chegada na Orla, vim caminhando até o local onde ficam os palcos em total segurança. Muitas viaturas, motos e guardas municipais e policiais a pé. Eu me senti muito segura", avaliou.

O planejamento operacional desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), contemplou o reforço da operação Terminal Seguro, além do patrulhamento na arena de eventos, a utilização de viaturas, motopatrulhamento, postos elevados, base móvel de videomonitoramento e drones.

Edilma Medeiros, professora de Educação Física, considerou que o fato de saber que existem câmeras monitorando o espaço faz muita diferença. "A gente se sente bem mais segura. Estou achando bem confortável estar aqui. Essa é a minha sensação", avaliou.

De acordo com o fotógrafo Marx Dantas, o evento foi sinônimo de segurança. "Pude perceber uma festa supersegura, as pessoas se divertindo em paz, as equipes da Guarda Municipal de Aracaju circulando, garantindo um evento tranquilo. Tudo muito organizado. Quem veio curtir a festa aproveitou bastante, ninguém tem motivo para reclamar", afirma.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que esse é o resultado de um trabalho planejado pelos profissionais envolvidos. "É o reflexo do trabalho muito bem executado pela Guarda Municipal de Aracaju. Ficamos extremamente satisfeitos com a abnegação, a capacidade profissional, a tranquilidade e postura com a qual a GMA atuou nesse projeto Verão 2020. Sem dúvida alguma, é uma das grandes responsáveis pelo sucesso obtido na segurança do evento", ressaltou, estendendo os agradecimentos à Polícia Militar de Sergipe e Corpo de Bombeiros.

Para que o evento transcorresse de forma tranquila, um planejamento estratégico foi montado seguindo os moldes do que foi executado no Réveillon 2020, trazendo para a rua um grande número de guardiões e a utilização de tecnologias. "Finalizado o evento, constatamos que todo o planejamento da Prefeitura de Aracaju, realizado pela Semdec e operacionalizado pela Guarda Municipal, foi fundamental para chegarmos até aqui sem uma única ocorrência de crime violento ou tráfico de drogas. Nosso muito obrigado aos guardiões que entenderam a importância da festa e se doaram em prol da segurança dos foliões", destaca o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça.

O Projeto Verão 2020 foi um evento realizado pela Prefeitura de Aracaju com o patrocínio do Governo Federal através do Ministério do Turismo.

Defesa Civil

A segurança estrutural do evento também recebeu atenção durante os dois dias de programação. "Mesmo tendo realizado todo o acompanhamento de montagem das estruturas que compuseram o evento, as equipes da Defesa Civil de Aracaju estiveram em atenção, no local, durante a programação, e farão o acompanhamento de desmontagem, também", reforçou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando, acrescentando que Bombeiros Civis e o Corpo de Bombeiros também integraram esse esquema de segurança.