Prefeitura divulga cronograma semanal de ações de combate ao Aedes aegypti

Saúde
03/02/2020 16h41

A Prefeitura de Aracaju divulga, nesta segunda-feira, as ações de combate ao Aedes aegypti que serão desenvolvidas nos bairros ao longo desta semana. A mobilização faz parte do Plano de Intensificação de Combate ao Aedes e busca evitar epidemias e óbitos em decorrência das doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, zika e chikungunya.

Os agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aplicarão o fumacê costal nesta segunda-feira, 3, no bairro Santo Antônio. Na terça-feira, dia 4, será a vez do bairro 18 do forte. Já na quarta-feira, dia 5, o bairro será Dom Luciano. Por fim, na quinta-feira, 6, as equipes do fumacê atuarão no bairro Porto Dantas.

“Na aplicação, cada dupla de agentes atua entre quatro e sete quarteirões. O serviço de fumacê costal é sempre executado das 17h às 19h, porque é nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. É um trabalho que ajuda a comunidade nesse combate”, explica o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana.

Os agentes também farão visitas noturnas às residências, das 19h às 22h, para eliminação de criadouros do mosquito, nesta segunda e terça-feira, dias 3 e 4, no bairro 18 do forte. Já nos dias 5 e 6, quarta e quinta-feira, esta ação será desenvolvida no bairro Palestina.

“Os agentes incentivam as pessoas durante essas visitas na participação ativa ao combate do mosquito, pois, cabe ao morador fazer a verificação diária a fim de evitar novos criadouros nas residências”, enfatizou.

Mutirão

No próximo sábado, dia 9, será realizado mais um mutirão, e o bairro escolhido foi o Santa Maria. Os trabalhos serão iniciados a partir das 8h, na UBS Elisabeteh Pita, localizada na Rua B6, esquina com a Avenida Vasco da Gama, S/N (atrás do Cras), bairro Santa Maria.