Obra do Corredor Hermes Fontes atende demanda popular de mobilidade

Agência Aracaju de Notícias
12/02/2020 06h00

Executada a partir de um investimento superior a R$20 milhões, feito pela Prefeitura de Aracaju com recursos conveniados junto ao governo federal, a obra do corredor Hermes Fontes tem mudado completamente o cenário da região, com homens trabalhando em diversas frentes e implantação de novas estruturas a cada dia.
 
O corredor tem 6,8 km de extensão e contará com nova sinalização, calçadas e rampas de acessibilidade, de modo a proporcionar mais conforto e segurança aos milhares de condutores, pedestres e usuários do transporte coletivo que trafegam diariamente pelas três avenidas que o compõem: a própria Hermes Fontes, a Adélia Franco e a José Carlos Silva. 
 
A obra conta com cerca de 100 operários e possui três frentes de trabalho. Em todas elas, os principais serviços executados são implantação de meio-fio, criando já a nova configuração geométrica da via; terraplenagem para fins de construção de sub-base e base que vai sustentar o novo piso asfáltico e intervenções de eventuais readequações de redes subterrâneas. 
 
Neste projeto, a novidade é a opção por uma camada intermediária construída com binder, um material derivado de asfalto, porém mais grosso, poroso e usado em vias com tráfego mais intenso de veículos de grande porte.

A perspectiva de como a avenida e todo o corredor ficará, embora ainda parcial, já anima os moradores e os frequentadores da região, como a empregada doméstica Denise Maria dos Santos, que mora há 24 anos na região. "Está ficando muito bonito, dá para perceber que vai melhorar para quem mora aqui, tanto o trânsito quanto a segurança", diz ela.
 
David Santos é engenheiro e, além da visão de usuário, tem uma opinião de espacialista sobre a intervenção. "Como toda obra, gera um pouco de transtorno no início, mas ela alcança o objetivo, que, nesse caso, é o de conseguir ampliar o fluxo dessas vias, o que é algo muito importante", analisa.  
 
Ele avalia a mudança como um obra grandiosa, que é importante e necessária. "Em virtude do crescimento demográfico da região, já era previsto que fosse preciso ampliar a avenida e o corredor que interliga toda Aracaju, intervenção comum em cidades grandes. Muita obra é sinal de mudança, de transformação, então vale muito a pena", ressalta.
 
Pablo Adriano Nunes é corretor de imóveis e também trabalha na avenida. Ele considera uma obra importante para melhorar o fluxo de veículos. "Sempre é válido investir dinheiro público e até causar certo transtorno se for para trazer melhorias", avalia.