Organização da Corrida Cidade de Aracaju discute planejamento e logística do evento

Juventude e Esporte
06/02/2020 10h50

Reunidos nesta quinta-feira, 6, servidores de diversos órgãos municipais e estaduais discutiram a execução do planejamento da 37ª Corrida Cidade de Aracaju, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp).

Com as mudanças estabelecidas para a edição deste ano da Corrida, como o aumento do quantitativo de participantes, que passou de quatro para cinco mil, representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), Guarda Municipal, 28º Batalhão de Caçadores, Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) puderam sanar dúvidas e sugerir melhorias à logística do evento.

“Nós saímos de quatro mil corredores para cinco mil. Porém, enquanto a quantidade de atletas aumenta, os custos diminuem. O cálculo é feito para otimizar os recursos e racionalizar para os corredores”, explicou o diretor de planejamento da Sejesp, Sérgio Luiz, ao iniciar os debates em relação à logística do evento.

“Essa união de esforços é importante para que a Corrida ocorra de forma tranquila, segura e sem prejuízos para quem vai participar e organizar também. É necessário que todos os setores estejam em harmonia”, afirma o chefe de operações do Batalhão de Polícia Rodoviária, capitão Menezes.

Para o assessor de planejamento da Emsurb, Henrique Garcia, apesar da demanda desse ano ser maior, os órgãos participantes estão extremamente preparados para atender os atletas. “A gente consegue fazer um planejamento entre todos os órgãos e setores envolvidos, de forma que o nosso trabalho fique, inclusive, muito mais facilitado. Eventos como a Corrida Cidade de Aracaju fortalecem e enaltecem a capital como a cidade da qualidade de vida”, pontua.

“Há um desafio em relação aos 5 mil corredores e precisamos repensar a questão de segurança para proporcionar tranquilidade e garantia. Os feedbacks, em reuniões como esta, são fundamentais”, salienta o coordenador do grupamento especializado em motopatrulhamento da Guarda Municipal, Nilson dos Reis Tavares.

A Corrida
Unindo cultura e tradição, a Corrida Cidade de Aracaju utiliza o percurso da competição para celebrar a história da mudança da capital do estado. Saindo de São Cristóvão, o evento passa por pontos turísticos importantes no desenvolvimento da capital sergipana. De 2016 até agora, a Corrida já contou com um aumento de 200% no número de inscritos, batendo recordes no esgotamento de vagas. São três opções de percurso: 5km, 10km e 24km que acontecem, neste ano, no dia 21 de março.