Pessoas em situação de rua participam de projeto no centro de treinamento da GMA

Guarda Municipal
06/02/2020 18h37

A Prefeitura de Aracaju iniciou nessa quinta-feira, 6, um projeto social que envolve a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e a Secretaria da Assistência Social, desenvolvido com pessoas assistidas pelo Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). O projeto consiste na disponibilização do espaço e dos professores do centro de treinamento da Guarda Municipal para a prática de aulas de judô.

Essa modalidade olímpica estimula o respeito, desenvolve o condicionamento físico, aumenta o desempenho cerebral e a disciplina. "A princípio atenderemos uma média de 20 pessoas contribuindo para a socialização desses cidadãos através da prática esportiva, mais especificamente por intermédio do judô", afirma o professor e guarda municipal de Aracaju Marcos Pinto. Desenvolvido na unidade do centro de treinamento da Guarda Municipal, situada no Conjunto Augusto Franco, o projeto social teve sua aula inaugural ministrada na manhã da quinta-feira, 6, e contou com a participação de representantes dos órgãos envolvidos.

Thiago Santos Silva, 24 anos, foi uma das pessoas que teve a oportunidade de participar da aula inaugural. De acordo com ele, o esporte servirá para ocupar a mente e desenvolver seu condicionamento físico e socializar. "Aqui a gente ocupa a mente, aprende coisas novas e, com o esporte, a gente aprende a ter regras. É bom para a saúde, para o corpo e para a mente. O Centro Pop para mim serve para várias coisas, são vários benefícios, não só em relação a alimentação, como para fazer novas amizades", considerou.

"Nosso objetivo é diminuir as vulnerabilidades vivenciadas diariamente por essa parcela da população. São pessoas que ficam ociosas, que têm dificuldade de acessar os espaços, que nunca tiveram o contato com o esporte. O esporte traz a disciplina, o cuidado com a saúde e diminuição dos riscos da exposição à violência. Dessa forma, já estão promovendo a descoberta de algum talento, como já descobrimos na capoeira, tendo como exemplo o Sabino, que acabou virando mestre", destaca Andreia Gomes, cuidadora social do Centro POP.

Ela reforça que a importância do projeto é justamente essa integração social, a reinserção no mundo do trabalho, o conhecimento dos espaços aos quais eles não têm acesso. "É uma população que, infelizmente, é invisível, simplesmente não têm acesso. O projeto vem para isso: promover diversas atividades, fazer com que essas pessoas tenham visibilidade e tenham acesso a diversas políticas públicas", pontuou Andreia.

A diretora da Proteção Social da Assistência Social de Aracaju, Roberta Salgado, considera o poder transformador dessa ação intersetorial. "Através do Projeto Olhares, desenvolvido no Centro Pop, estamos com a Guarda Municipal de Aracaju promovendo essa ação, que fortalece, em especial, a população em situação de rua que precisa muito da nossa atenção", destacou.

Roberta Salgado indica aponta que essa ampliação do projeto foi idealizada para promover ainda mais possibilidades a esse público. "Agradecemos imensamente pelo apoio e podemos dizer que, a partir de agora, a população em situação de rua terá mais um momento de integração, possibilitando que essa população consiga fazer articulações dentro do nosso município", relata a diretora da Proteção Social da Assistência Social de Aracaju.