Ações preventivas da Prefeitura reduzem efeitos das chuvas na capital

Obras e Urbanização
07/02/2020 13h36

Mais uma vez o quantitativo de chuva registrado entre a madrugada e as primeiras horas da manhã da última quinta-feira, 6, na capital sergipana, foi amenizado pelas ações integradas realizadas simultaneamente entre as secretarias e órgãos municipais e, sobretudo, graças ao conjunto de serviços preventivos executados bem antes das ocorrências das precipitações. No caso da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), há um planejamento que organiza o trabalho semanal a ser realizado pelos quase 1,5 mil quilômetros de vias que tracejam a cidade.

A partir de medidas preventivas que atendem os mais de 18 mil boeiros que perfazem o sistema de microdrenagem subterrânea, responsável pela absorção das águas pluviais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emurb, realiza, diariamente, serviços focados na limpeza e desobstrução das manilhas, substituição e ampliação das galerias e retirando entulho e lixo jogado nas ruas que acabam indo para dentro dos bueiros. 

Mesmo antes das chuvas, são mobilizados quase 80 profissionais, divididos em equipes, que atuam ordenadamente em todos os bairros, priorizando sempre os pontos onde a rede esteja comprometida ou nos locais com histórico de alagamentos. É justamente as ações anti-alagamentos, executadas desde 2017, que têm reduzido os transtornos registrados nos períodos chuvosos.

Já no momento das precipitações, como as que ocorreram na quinta, os trabalhos são intensificados com todas as atenções voltadas aos grandes corredores e áreas residenciais que estejam muito abaixo do nível do mar; regiões cortadas por canais naturais ou naqueles pontos onde os técnicos da empresa municipal identifique dificuldade de vazão das águas das chuvas.

Também são criadas equipes itinerantes responsáveis por atender os casos de maior urgência. O trabalho prossegue em regime de plantão até as horas seguintes das instabilidade climática.

Solicitação

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).