Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Saúde

Prefeitura leva campanha contra o sarampo a todas as UBS de Aracaju

10/02/2020 15h30

Iniciou nesta segunda-feira, 10, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, com foco nas pessoas com idade entre 5 e 19 anos. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue o calendário e as orientações do Ministério da Saúde.
 
A vacina Tríplice Viral (que também previne a caxumba e rubéola) é ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde de Aracaju, e o objetivo da campanha, que segue até o dia 13 de março, é atingir as pessoas que ainda não receberam a dose, além de favorecer a interrupção da transmissão do vírus do sarampo no país. O dia ‘D’ está previsto para o próximo sábado, dia 15.
 
Apesar da intensificação da campanha contra o sarampo focar num público com faixa etária específica, a coordenadora de Imunização da SMS, Ilziney Simões, reforça que o Ministério da Saúde também orienta vacinar as crianças de seis meses a menor de um ano.
 
“Isso porque o vírus do sarampo ainda está circulando no Brasil e essa medida é temporária, em virtude dos surtos que estão acontecendo em outras localidades. Sabemos que as crianças são as mais vulneráveis à hospitalização e até mesmo óbito com relação ao sarampo, mas quando ocorrer a interrupção da transmissão do vírus, provavelmente essa recomendação vai cessar”, destaca.
 
Em 2019, Aracaju teve seis casos notificados, quatro casos descartados e dois confirmados. Destes, um dos pacientes não era residente no Estado.
 
“Essa primeira etapa será focada nas pessoas de 5 a 19 anos, mas a vacina Tríplice Viral é ofertada na rotina das UBS para as pessoas com idade entre 1 a 49 anos. Se o indivíduo está nessa faixa etária e não tomou ainda, pode se dirigir até uma UBS para receber, tranquilamente”, garante Ilziney.