Funcionamento do píer flutuante agrada barqueiros e turistas na Orla Pôr do Sol

Serviços Urbanos
10/02/2020 15h36

Os proprietários de pequenas e médias embarcações que realizam passeios turísticos náuticos na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, vivenciam uma nova realidade em suas atividades econômicas. Nesta segunda-feira, 10, o píer flutuante instalado neste espaço turístico entrou em funcionamento para as atividades de embarque e desembarque de passageiros.
 
A partir da operação dessa nova estrutura, homologada pela Marinha do Brasil na última sexta-feira (7), os barqueiros licenciados pela Prefeitura de Aracaju passam a ter suas atividades organizadas em fila única, respeitando a ordem de saída das embarcações, estabelecida em sorteio realizado anteriormente pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). As referidas ações já acontecem no píer fixo da  Orla.

Com isso, garante o chefe de Controle Interno do órgão municipal, José Olino, as ações de fiscalização da logística dos passeios turísticos, coordenadas pelas equipes da Diretoria de Espaços Públicos, serão otimizadas e seguirão as diretrizes que regulamentam a prática no espaço, oficializadas pelo Decreto nº 5.882, de 22 de março de 2019, e pela Resolução nº 01/2019.

“A operacionalidade do píer flutuante irá promover melhores condições de trabalho e segurança para os barqueiros, além de um melhor atendimento aos turistas nesta área que já se tornou um importante ponto turístico da capital. Com a fila única, as situações que ocasionavam transtornos, a exemplo das abordagens, também serão evitadas.”, explica José Olino.                                                                                                                                                                      

Para Adelmo Cardoso Santos, proprietário de uma das lanchas posicionadas na fila, o funcionamento do píer flutuante veio em um período muito importante, devido à proximidade do feriado prolongado de Carnaval.
 
“Hoje é um dia para ser comemorado por todos nós que trabalhamos na Orla Pôr do Sol. Estou muito feliz em poder embarcar os meus clientes em um local seguro, principalmente, na época em que a procura pelos passeios aumenta. Por isso, só tenho a agradecer a Prefeitura de Aracaju por nos proporcionar um local organizado e que oferece oportunidade de renda”, comemora Adelmo, que há cinco anos trabalha na localidade.

O casal de Santa Catarina, Sandra Ritz e Daniel, ao conhecer o funcionamento do transporte turístico náutico na Orla Pôr o Sol, destacou o aspecto da organização do espaço. “Com certeza, além de lindas fotos, sairemos daqui com uma ótima impressão deste lugar. Tudo muito limpo e organizado, o que é maravilhoso para nós turistas que procuramos locais que ofereçam conforto e tranquilidade em nossos momentos de lazer”, comentou Sandra.

“Achei o lugar agradável, com ótima infraestrutura além de muito bem sinalizado. Estou ansiosa para conhecer as belezas desta região e levar boas lembranças”, afirmou a turista carioca Vanilce Mota, enquanto embarcava junto a um grupo de amigos e familiares.