Informatização da matrícula extingue filas nas escolas municipais de Aracaju

Educação
11/02/2020 11h30

Quando assumiu a gestão da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bebé Tiúba, no ano de 2014, a diretora Auridete Santana lembra que o período de matrículas era um dos mais complicados na unidade. “Era muita confusão. Os pais dormiam na porta da escola e, de manhã, quando alguns percebiam que não conseguiriam a vaga, começavam brigas e bate-boca”, lembra a gestora.

As longas filas, a peregrinação de pais em busca de vagas para os filhos e o sufoco passado por equipes diretivas, felizmente, ficaram somente nas lembranças. Com a informatização da matrícula na rede municipal de Educação de Aracaju, quem vai a uma das 74 escolas neste período, se depara com um ambiente tranquilo e sem filas.

“O processo eletrônico é bastante interessante porque os pais conseguem consultar pela internet se há disponível a vaga desejada e solicita online mesmo. Então, quando vem para a escola, chega somente para confirmar a matrícula. Muitos pais que moram aqui no bairro, muitas vezes não conseguiam a vaga porque chegavam tarde e perdiam a viagem. A matrícula on-line facilitou a vida de todo mundo”, revela a diretora Auridete.

A Prefeitura de Aracaju iniciou, em 2017, o processo de matrícula online na rede municipal de educação. A implantação, feita pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem sido aprimorada no decorrer dos anos e culmina, em 2020, com a ampliação do uso das ferramentas digitais em toda a gestão do processo educacional.
 
Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Francisco Guimarães Rollemberg, localizada no bairro Inácio Barbosa, as longas filas eram inevitáveis. “Era impossível de controlar. As mães dormiam aqui na porta em busca de uma vaga na creche. E, mesmo depois de passar a noite aqui, muitas ainda não conseguiam, o que gerava frustrações e, as vezes, até brigas. Hoje, conseguimos nos organizar melhor enquanto equipe diretiva e as mães já sabem o número de vagas disponíveis antes de vir à escola, o que, felizmente, acabou com as filas”, conta a diretora da Emei, Jurema Cistina Machado.

Para a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, o conforto para os pais era uma das grandes preocupações da gestão da rede municipal de ensino da capital. “Quando os pais passavam a noite numa fila, na porta da escola, ficavam totalmente expostos e vulneráveis. Hoje, eles podem consultar a vaga pelo celular ou computador, e só há a necessidade de ir à escola para levar a documentação, o que eles podem fazer em qualquer hora do dia, dentro do horário de funcionamento da unidade. O fim das filas no processo de matrícula foi uma grande vitória para os pais dos alunos e também para todas as equipes diretivas”, afirma.
 
Datas
A Prefeitura encerra na próxima quarta-feira, dia 12, o período para as transferências internas e os pais têm até o dia 14 de fevereiro para levar a documentação até à escola e confirmar a matrícula. Já na próxima segunda-feira, dia 18, até a quarta-feira, 20, é a vez da matrícula para alunos novos, que desejam ingressar na rede. O portal www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline funciona das 7h30 às 17h.

O internauta que tiver dúvidas sobre o processo, pode entrar em contato com a Central de Atendimento da matrícula online pelos telefones 79 3179-1538 e 79 3179-1574, ou ainda pelo Whatsapp 79 98106-2969.