Prefeitura atende a mais de 100 solicitações para desfiles de blocos de carnaval

Agência Aracaju de Notícias
11/02/2020 16h00

Preocupada com a segurança e com o bem estar da população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), atua para que os bloquinhos de carnaval sejam realizados de forma ordenada e segura. Até o momento cerca de 110 pedidos de realização de bloco fixos, ou em formato de cortejo, foram atendidos pela Emsurb.   

Junto com a Empresa Municipal, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) analisam a possibilidade de ocupação dos espaços públicos e a consequente realização dos eventos. Até agora, a SMTT recebeu 128 solicitações e a Sema recebeu 87 pedidos, dos quais 84 foram atendidos até o momento. Os outros três ainda não foram autorizados em razão de pendência na documentação.

Uma das preocupações da Sema é minimizar, por exemplo, os impactos da poluição sonora e o descarte irregular de lixo nas vias públicas da cidade. A ocupação adequada e regular dos espaços públicos e a manutenção do fluxo normal de trânsito é um compromisso assumido, respectivamente, pela Emsurb e SMTT nesse período.  

Para garantir que o bloquinho de Carnaval vá para rua com segurança e sem comprometer o sossego das outras pessoas, é preciso atentar-se aos requisitos para solicitação, prazos e documentação exigida por cada órgão municipal.

SMTT
Para garantir a viabilidade do evento com segurança, a organização deve protocolar ofício, com antecedência mínima de 30 dias, na sede da SMTT com as seguintes informações:

- Nome do evento;
- Data de realização;
- Horários de início e término;
- Local;
- Vias afetadas;
- Estimativa de público;
- Nome completo e número de telefone do organizador.

É obrigatório anexar também cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Além desses dados, é necessário um abaixo-assinado junto aos moradores do trecho onde o evento ocorrerá. No caso de blocos que circulam por diversas vias, basta a coleta de assinaturas de moradores do local de concentração.

Produtores que realizarem os eventos sem autorização prévia estão sujeitos a multa de até R$488,10, como prevê o artigo 95 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e poderão ser responsabilizados e denunciados à polícia.
 
Sema
Para solicitar a autorização ambiental, o responsável deverá comparecer obrigatoriamente à Sema em um prazo de, no mínimo, 15 dias antes da data de realização do evento, para registrar todas as informações relacionadas à ação, tais como:

- Nome do bloco;
- Nome, endereço e telefone de contato do solicitante;
- CPF ou CNPJ do solicitante e responsável pelo evento;
- Percurso por onde o bloco passará (com ponto de referência, se necessário), observando se existem empreendimentos nas proximidades do evento, como hospitais, asilos e escolas;
- Horário de início e término do festejo;
- Atrações musicais que irão se apresentar;
- Protocolo de autorização dos demais órgãos envolvidos.

Além disso, em caso de utilização de equipamento sonoro, o interessado deve comparecer à Sema, com antecedência de 20 dias da data do evento, munido dos seguintes documentos:

- Documento de Identidade e CPF do solicitante;
- Contrato Social e Certidão Negativa de Débitos Municipais quando o solicitante
for Pessoa Jurídica;
- Cópia da autorização do Corpo de Bombeiros, quando houver montagem de
palco, toldos;
- Autorização da SMTT, quando houver fechamento da via;
- Autorização da EMSURB, quando houver utilização de espaço público;
- Caso haja pagamento para participação no evento, apresentar o pagamento de Taxa de Autorização Ambiental, que vai variar de acordo com o número de participantes.
 
Emsurb
Para a liberação de eventos em espaços públicos é necessária a autorização da Emsurb, que pode ser requerida, por ofício, à Diretoria de Espaços Públicos (Direpa), contendo as seguintes informações:   
- Nome do evento;
- Data;
- Local;
- Horário;
- Material a ser utilizado;
- Público estimado;
- Comprovante de RG, CPF e Residência;

 As autorizações expedidas pela SMTT e Sema também são fundamentais.