Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Serviços Urbanos

Planejamento da Emsurb garante eficácia da limpeza nos espaços das feiras livres

11/02/2020 16h45

Além da regularidade nos serviços de limpeza urbana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém equipes direcionadas para a higienização dos espaços públicos onde acontecem as 32 feiras livres da capital. Desta forma, o trabalho que evita o comprometimento da mobilidade, é motivo de satisfação para os consumidores que frequentam esses locais.

As atividades de limpeza, que atendem a um cronograma fixo semanal, acontecem logo após o encerramento de cada feira livre. Para isso, a empresa municipal conta com a atuação de cerca de 30 agentes. Os serviços de varrição, recolhimento de resíduos e lavagem dos ambientes, são executados paralelamente ao processo de desmontagem das estruturas dos espaços de comercialização.

“Para este tipo de operação de limpeza sempre levamos em consideração a rapidez e a eficiência dos trabalhos, visto que cada feira ocupa um espaço público que precisa ser desocupado rapidamente para facilitar o trânsito e a circulação de pessoas”, explica o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Rodolfo Costa.

Ainda segundo o gerente, para dar mais celeridade ao serviço as equipes contam com o auxílio de caminhões coletores, caixas estacionárias e caminhões-pipa.

O comerciante Daniel Batista elogiou a atuação das equipes da Emsurb. ”Frequento as feiras livres dos bairros São José, Agamenon e Santo Antônio e, na maioria das vezes, encontro os locais limpos e organizados. A gente percebe que a Prefeitura está fazendo bem a parte dela, o que falta é a colaboração das pessoas, principalmente, dos feirantes  que costumam jogar restos de frutas, verduras e até mesmo carnes no chão”, afirma.

Os procedimentos de limpeza adotados pela administração municipal nestes espaços também foram motivo de satisfação para a consumidora Rosane Santiago. “O serviço de limpeza das feiras feito pela Prefeitura é eficiente. Os garis trabalham com muita agilidade. Além disso, outro ponto que me deixa satisfeita é a presença constante dos fiscais para manter tudo organizado e da melhor maneira para todos nós”, destacou.