Prefeitura recompõe mobiliário das Unidades Básicas de Saúde e qualifica o atendimento

Saúde
12/02/2020 08h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem investido na reestruturação das Unidades que compõem o Sistema Único de Saúde da capital, e a atualização dos equipamentos e mobiliários está entre as prioridades, iniciativa que visa proporcionar mais conforto e bem-estar para usuários e servidores da rede. 

Fruto das últimas aquisições da SMS, os novos móveis já foram entregues em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. “Já fizemos a entrega de 143 móveis, sendo 122 macas, 11 mesas auxiliares e 10 armários. Até o final desta semana outras 11 UBS deverão receber novos itens de mobiliário. E até final do mês de março iremos receber também maca ginecológica e carro maca para destinar a algumas unidades de saúde”, garante a coordenadora do almoxarifado e do Patrimônio da SMS, Eila Ferreira. 
 
Gerente da UBS Hugo Gurgel, localizada no bairro Coroa do Meio, Ana Beatriz Rezende aprovou o investimento na unidade, que recebeu cinco macas e uma mesa auxiliar, e ressaltou que pacientes e servidores são beneficiados com a aquisição.
 
“A chegada dessas macas é de grande importância não só para o usuário como para o profissional também, pois o atendimento acaba sendo mais confortável para ambos. Em relação à mesa nova que recebemos para a copa, é de grande utilidade, pois ajuda os funcionários a fazerem suas refeições com comodidade”, reconhece Ana Betariz. 
 
“A maca é fundamental, porque muitas vezes precisamos examinar o paciente e na propedêutica correta ele precisa estar deitado. São itens super importantes, além de utensílios como mesinha de apoio, pia, são essenciais. Essa reestruturação nos equipamentos é muito positiva também por substituir aqueles equipamentos obsoletos que podem causar algum prejuízo ao paciente. É positivo pra todo mundo”, avalia a médica da UBS Hugo Gurgel, Ana Galrão.
 
Mais qualidade no atendimento
No bairro Atalaia, a gerente da UBS Antônio Alves, Patrícia Gonçalves, reconhece que a unidade tem sido bem abastecida de equipamentos e insumos para o bom desempenho do atendimento à população.
 
“Nós, enquanto profissionais, estamos muitos satisfeitos com a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, em ter esse olhar sobre a necessidade de ter equipamentos novos, e que com eles a gente pode ofertar mais conforto, tanto para o paciente, quanto para o profissional no exercício do trabalho”, elogia Patrícia. 
 
A médica da UBS Antônio Alves, Juliana Fontes salienta a importância de dispor de todos os instrumentos necessários para executar bem o serviço. “A unidade tem recebido muita coisa nova, e a maca é imprescindível para os exames físicos, principalmente em bebês e lactantes. É um instrumento de trabalho, e percebemos que tem havido uma preocupação da Prefeitura no investimento de infraestrutura, materiais para o profissional desenvolver um atendimento correto, da forma que tem que ser feito. É muito bom quando se tem tudo para trabalhar, porque além da vontade de fazer, temos todos os insumos. O atendimento flui melhor, conseguimos fazer uma hipótese diagnóstica e um exame físico com mais qualidade”, destaca a médica.
 
“É fundamental, tem que ter. Se em todos os postos de saúde tivessem isso seria muito bom, porque melhora o atendimento e a gente fica mais confortável”, afirma a usuária da UBS Antônio Alves, Ana Carmen Matos.