Obra no São Carlos possibilita integração dos canais que drenam a zona Norte

Obras e Urbanização
12/02/2020 15h30

Aracaju é cortada por cerca de 70 canais de macrodrenagem, responsáveis por absorver parte considerável das águas das chuvas de toda a capital sergipana. Divididos em bacias hidrográficas e classificados como naturais, emergenciais, planejados e resultados de aterro, estes canais drenam o município e deságuam nos diversos corpos hídricos presentes na cidade, como os rios Poxim, Sergipe, Santa Maria, do Sal, além do oceano, lagoas e mangues.

Na zona Norte, um dos mais conhecidos é o canal do loteamento São Carlos, localizado no bairro Olaria, que auxilia no escoamento das águas pluviais do bairro. E é pela possibilidade de melhorar a integração do canal do São Carlos com os demais que estão na região e fazem parte das duas grandes bacias hidrográficas que cobrem a zona Norte, que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está executando uma importante obra de readequação das dimensões do canal e de fortalecimento das políticas de saneamento básico da localidade.

Executado a partir de um investimento de aproximadamente R$3 milhões, feito pelo Município com recursos conveniados junto  ao Governo Federal, o projeto prevê, além da revitalização do canal, a implantação do sistema de microdrenagem através da construção de um emissário e de uma estação elevatória de esgotamento sanitário. Outro benefício que a obra trará é a pavimentação de ruas do entorno, que vai eliminar os atuais problemas de mobilidade do bairro e proporcionar mais segurança para condutores e pedestres.

A obra contempla soluções da macrodrenagem e deverá garantir o bom funcionamento do novo sistema projetado para evitar os alagamentos que, em períodos de chuva, ocorrem na região. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, esta obra deve redimensionar a dinâmica das águas urbana na parte norte da Capital. "O canal do São Carlos está inserido na bacia Rio do Sal, que cobre a maior área de todo o município, cortando os bairros América, Siqueira Campos, Santos Dumont, Olaria e o Japãozinho. Com esta obra, a possibilidade de inundações diminuirá consideravelmente", garante.