Dia D da campanha contra o sarampo acontece neste sábado, 15

Saúde
14/02/2020 07h30

Neste sábado, 15, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará o "Dia D" da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo deste ano. Todas as Unidades Básicas de Saúde ficarão abertas das 7h às 13h e funcionarão apenas para acolher a população que ainda não se vacinou, com foco principal na imunização das pessoas com idade entre 5 e 19 anos. A Campanha Contra o Sarampo segue até o dia 13 de março.

Durante a semana, as doses da tríplice viral estão disponíveis nas UBS de Aracaju, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30, mas quem já tomou as duas doses não precisa se vacinar. A coordenadora de Imunização da SMS, Ilziney Simões, explica que as pessoas com idade entre 1 e 49 anos que estão com o cartão de vacinação desatualizado podem, durante a semana, se dirigir à sua UBS de referência para também receber a dose.

“E apesar da intensificação da campanha contra o sarampo focar num público com faixa etária específica, o Ministério da Saúde também orienta vacinar as crianças de seis meses a menor de um ano, porque o vírus do sarampo ainda está circulando no Brasil e essa medida é temporária, em virtude dos surtos que estão acontecendo em outras localidades, e deve permanecer até a interrupção da transmissão do vírus do sarampo no país”, alerta Ilziney.
 
Dados da doença
A Organização Pan Americana de Saúde (OPS) concedeu ao Brasil, em 2016, certificado de eliminação do sarampo, que não registrava casos novos desde 2000. Porém, em 2017, ocorreu um surto de sarampo na Venezuela que chegou ao Brasil em 2018, ocasionando a perda do certificado.

Em 2019, Aracaju teve seis casos notificados, quatro casos descartados e dois confirmados. Destes, um dos pacientes não era residente no Estado.