Prefeitura instala placas educativas em regiões de mangues no Jabotiana

Serviços Urbanos
13/02/2020 15h00

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju realiza nesta quinta-feira, 13, a colocação de placas educativas em áreas de manguezais, localizadas nos conjuntos Santa Lúcia, Jk e Sol Nascente, no bairro Jabotiana. A medida, que contempla, ainda, ações de limpeza e paisagismo, visa à sensibilização da comunidade quanto ao descarte irregular de resíduos nestes espaços.  

Coordenado pela Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, o serviço incluiu limpeza das áreas e a preparação dos locais onde ocorre a fixação das placas. Posteriormente, as equipes de áreas verdes complementam o serviço com a colocação de grama e mudas ornamentais, do tipo ixora, as quais auxiliam na composição dos arranjos sem interferir no ecossistema destas regiões.

“Esta ação objetiva atender e aproximar, ainda mais, a comunidade da empresa municipal, de forma a alcançar o bem comum. No caso específico deste trabalho, a Emsurb buscar acolher o pleito da comunidade trazendo a devida informação, por meio das placas educativas, de modo a valorizar e conservar o meio ambiente a partir da sensibilização de todos,” destacou o diretor, Bruno Moraes. 

As atividades executadas neste dia somam-se às demais iniciativas da Prefeitura frente à preservação dos mangues. De acordo com a Dirop, a empresa municipal opera com um cronograma regular, integrando a coleta dos resíduos descartados irregularmente, além de constantes ações de educação ambiental nos bairros como forma de esclarecer os moradores sobre os serviços desenvolvidos e reforçar o correto tratamento do lixo doméstico e da construção civil. 

Reconhecimento
À frente da Associação de Moradores do Conjunto Santa Lúcia, Cláudia Souza demonstrou satisfação com os esforços da gestão para o combate da prática de descarte irregular. “Estou muito feliz em ver o pedido da comunidade sendo atendido pela Prefeitura. Este trabalho fará com que os moradores, e também aqueles que frequentam o nosso conjunto criem a consciência de onde se deve colocar o lixo, de cuidar da natureza, além da região que ficará muito mais bonita e organizada”, contou a presidente da associação. 

Residente no conjunto há 27 anos, Ana Lúcia Pacheco também recebeu contente as novas placas e a intervenção paisagística feita no local, além de constatar outros empenhos da Emsurb na limpeza pública da região. “Eu, como moradora, recebo positivamente este trabalho e espero que as outras pessoas se sensibilizem e façam a sua parte. A Emsurb tem trabalhado bem aqui, com uma coleta de lixo regular, assim como os outros serviços, e o resultado disso já vimos nas últimas chuvas, sem situações de alagamentos em nosso conjunto”, relatou a aposentada. 

“Esta ação foi muito bem-vinda pois, infelizmente, pra algumas pessoas ainda falta um senso de educação com o meio ambiente, de higiene coletiva e de descarte adequado. Sendo assim, essas placas vêm para nos ajudar muito, orientando e conscientizando a população”, foram as palavras de Sílvio Rosa, morador do conjunto há 4 anos. 

Ainda segundo a Diretoria de Operações, em outras oportunidades a iniciativa assistirá pontos situados nos bairros Jardins (Tramandaí), Coroa do Meio, Industrial, Jabotiana, Soledade, São Conrado (Orlando Dantas), Farolândia (Conjunto Augusto Franco), conjunto Médici, Aruana e zona de Expansão. 

Crime Ambiental
A prática de descarte irregular de resíduos é considerada crime ambiental, de acordo com a lei municipal nº 4.452/2013. Atos deste tipo podem ser denunciados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), por meio do número 3225-4178 / 98149-2497, ou ainda a partir Ouvidoria Geral da Prefeitura de Aracaju, ligando 1622.