Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Formação para o Trabalho

Mulheres aprendem dicas de maquiagem para o carnaval em oficina da Prefeitura

13/02/2020 15h30

 A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), da Prefeitura de Aracaju, tem ampliado e diversificado, a cada mês, a oferta de cursos e oficinas profissionalizantes na capital. Nesta quinta, 14, a Fundação promoveu a oficina de Dicas de Maquiagem (4h), realizada na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Maria Emília dos Santos – Dona Bibi, no bairro Santos Dumont.

A aula, ministrada pela instrutora Ilma Fernandes, contou com o apoio da maquiadora Eduarda Lima, que compartilhou conhecimentos e experiências da profissão, e juntas ensinaram as alunas técnicas de como maquiar e fazer uma boa produção desde a maquiagem básica e formal, para o dia a dia, até a maquiagem para eventos noturnos e, aproveitando o ensejo do período, também ensinaram maquiagens carnavalescas.

Durante horário de aprendizado, as alunas absorveram os conteúdos teóricos, disponibilizados em apostilas, e também colocaram o aprendizado em prática, conhecendo materiais, pincéis, maquiagens específicas para cada tipo de pele e o passo a passo da maquiagem feita pelas profissionais.

Período carnavalesco
O período carnavalesco é marcado pela produção de maquiagens exorbitantes, coloridas e alegres. É neste momento que as pessoas buscam profissionais capacitados e que consigam expressar toda a identidade do carnaval por meio da maquiagem.

Pensando nisso, a oficina desenvolveu para as participantes todas as possibilidades possíveis de mistura de cores, técnicas, truques de ajustes no rosto, capacitando as futuras profissionais para estarem aptas a aplicar o que foi desenvolvido e, dessa forma, conseguir uma renda extra.

A instrutora Ilma Fernandes revelou que foi apresentado às alunas o primeiro passo para uma boa maquiagem, com o objetivo de profissionalizar as mulheres que já se maquiam de maneira amadora, para atuarem no mercado de trabalho.
 
“Com o carnaval chegando, é uma ótima oportunidade para essas donas de casa que já entendem sobre maquiagem, mas só para elas, conseguirem um dinheiro para se manter. Uma boa profissional da maquiagem ganha muito bem hoje em dia. E é assim queremos que nossas alunas saiam daqui: como profissionais”, destacou Ilma.

A aluna Maria Jaqueline, 35, ressaltou a importância de aproveitar a oportunidade da capacitação para conseguir uma renda. Desempregada há algum tempo, ela vê nessa oficina, uma possibilidade de crescer.
 
“Este momento é uma ótima oportunidade para mim, porque assim, eu posso aplicar [o aprendizado] com minhas amigas, divulgar meu trabalho, ganhar uma futura clientela e conseguir ter minha própria renda“, conta a aluna.

Maria Jaqueline disse ainda que está sempre frequentando as oficinas e cursos oferecidos pela Fundat. “Essa [oficina] do ramo da beleza me chamou a atenção porque eu gosto muito dessa área, e eu quero levar tanto para o meu dia a dia, como também trabalhar com isso”, conclui.