Parceria entre Prefeitura e UFS possibilita oferta de variados cursos de capacitação

Formação para o Trabalho
14/02/2020 16h00

A Prefeitura de Aracaju e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) têm ofertado à população aracajuana, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat),  cursos profissionalizantes para qualificar a população para o mercado de trabalho, como os cursos de Noções Básicas de Informática (20h) e Introdução à Lógica de Programação (20h), realizadas entre segunda (10) e esta sexta-feira, 14, no campus de São Cristóvão da UFS.

O curso de Noções Básicas de Informática foi dividido em três módulos para os alunos: Word, Excel e Internet. Com esse cronograma, os alunos puderam aprender o passo fundamental para aplicar profissionalmente o conteúdo que foi absorvido.

Já o curso de Introdução à Lógica de Programação proporcionou aos alunos a capacidade de aprender o modo como se escreve um programa de computador e seus algoritmos. Esta qualificação ofereceu também a oportunidade introdutória para que os alunos pudessem ter a possibilidade de conhecer as formas de desenvolvimento de programas e ter a chance de adentrar ao mercado de trabalho, realizando práticas de criação, seja com aplicativos ou softwares mais sofisticados.

O curso de Noções Básicas de Informática foi transmitido para os alunos de maneira dividida e detalhada para que eles pudessem obter uma maior absorção de conteúdos, como explica a instrutora Verônica Nascimento. A presidente da Liga de Computação da UFS, que faz parceria com a Fundat, detalhou como foi trabalhado o curso.

“Nós tentamos fazer algo que fosse voltado para o mercado de trabalho e para a vida pessoal do aluno. Por exemplo, a internet é algo que todos nós usamos, então trazemos conteúdos que auxiliam até na forma de uso da internet para evitar hackers durante acessos. Ou seja, assim é possível ele usar tanto no trabalho como na vida pessoal”, destacou a instrutora.

A aluna Raynara Santana, 17, avaliou o resultado como satisfatório. “Tudo que aprendi aqui vai ser bastante utilizado por mim, tanto para melhorar meu currículo, como também em meu dia a dia”, afirmou a aluna. A estudante ainda agradeceu a oportunidade oferecida pela Fundat. “Estou adorando o curso, essa união entre UFS e Fundat foi muito positiva para mim, uma oportunidade única”, finalizou Raynara.

Introdução à Lógica de Programação
O instrutor do curso Introdução à Lógica de Programação, Valmir Silva, ressaltou que a capacitação possibilita ao aluno buscar por uma graduação dentro do segmento tecnológico. “Essa parte mais introdutória traz mais desejo pelo conhecimento. A área tecnológica cresce bastante, então isso desperta a busca por mais aprendizado”, explicou o instrutor.

Lauro Cruz é mestrando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Aluno do curso ofertado pela Fundat, ele destaca que o conhecimento adquirido durante a qualificação ampliará a sua área acadêmica. “Aqui eu consigo aprender mais sobre programação, eu estou adorando! E isso vai me ajudar a aperfeiçoar meu mestrado com as minhas pesquisas feitas”, destacou Lauro.