Complementação do canal Beira Mar beneficia moradores do bairro Aeroporto

Agência Aracaju de Notícias
16/02/2020 05h00

Os moradores dos bairros Aeroporto, Atalaia e da Zona de Expansão, já se beneficiam da obra de complementação do Canal Beira Mar, que está em fase de conclusão. Na fase atual, os serviços estão concentrados na interligação viária entre a nova avenida criada com a obra do canal Beira Mar e a avenida Silvério Leite Fontes, conhecida como Rota de Fuga.

Executados pela Prefeitura de Aracaju, a obra compreende a complementação de macrodrenagem, com células de 1,5 metros de altura por 3 metros de largura, passeio e calçadas, e a cobertura asfáltica. Para isso, estão sendo investidos cerca de R$9 milhões, com recursos conveniados entre o Município e o Governo Federal.

O projeto completo contempla a ampliação do sistema de macrodrenagem da área, com a ampliação de cerca de 400 metros de canal, construção de 1,5 km de ciclovia, construção de uma nova avenida, que interliga os bairros Atalaia e Aeroporto, além da microdrenagem de 14 ruas e a criação de duas bacias de amortização.

O funcionário público Luiz Araújo, que mora no bairro Aeroporto há 4 anos, reconhece a importância da obra e salienta o benefício trazido para a mobilidade urbana nos bairros Aeroporto e Zona de Expansão. “É uma obra muito importante, que vai facilitar o trânsito para a Zona de Expansão e saneamento básico também do bairro Aeroporto, com esse canal e o transbordo mais pra frente. É muito bom!”, afirma Luiz.

A obra contemplou, também, a complementação da microdrenagem com mais de mil metros de manilhas subterrâneas e mais 1,6 mil metros de macrodrenagem, alterando todo o aspecto da região e promovendo a infraestrutura necessária para valorizar o local.

Fazendo uso da nova ciclovia para sua caminhada diária, o motorista Edvaldo dos Santos declara que a obra, antes mesmo de ser concluída, já está beneficiando a população do bairro Aeroporto. Além de poder utilizar a ciclovia para manter uma rotina saudável, Edvaldo conta que o saneamento básico melhorou bastante.

“É um grande benefício para a população dessa região, que era um pouco precária com relação ao canal. Facilitou bastante para os moradores daqui. Com relação a saneamento básico, foi muito bom, porque aqui antigamente era muito alagado. Eu faço caminhada, uso a ciclovia e facilitou bastante”, disse o motorista Edvaldo dos Santos.

O projeto inclui ainda a integração do canal com a rede dos conjuntos residenciais, as quais se interligam com o sistema da avenida Hildete Falcão e deságuam na Maré do Apicum. Também está sendo construído um aporte viário com 45 metros, criando uma nova opção para quem mora nos vários empreendimentos habitacionais da região.

Relembrando a antiga situação do bairro Aeroporto, quando não havia uma avenida de interligação e um canal capaz de fazer o escoamento correto na região, a comerciante Raquel Matos afirmou sua expectativa com relação à melhora completa após a conclusão da obra. Além disso, Raquel cita também as lagoas de amortização como uma solução eficaz para a questão do acúmulo de água nas ruas do bairro.

“Essa obra é algo muito bom. Vai melhorar a situação da região. Aqui era fechado, não existia a avenida, era tudo mato e o acesso era só pela parte interna do bairro, pelo conjunto. Vai ficar com um acesso bem melhor. Tem também a questão de que o bairro antes ficava com muita água sem escoar. Com as lagoas vai melhorar o fluxo da água”, pontua a comerciante.

Quem mora no bairro Aeroporto há muito tempo, como o pintor José Virgínio, um dos fundadores do bairro, consegue claramente perceber os prós de uma obra como esta. Agradecendo à administração municipal por todo o trabalho de complementação do canal e tudo que está sendo feito na região, ele destaca as melhorias.

“Agora aqui está excelente. Graças a Deus trouxeram esse benefício para cá. Tá uma maravilha! Eu nasci e me criei aqui. Eu bem sei como era. Isso aqui foi muito beneficiado. Agradeço às autoridades competentes que fizeram isso”, agradeceu satisfeito José Virgínio.