Prefeitura orienta comunidade de áreas vulneráveis a chuvas no Santa Maria

Defesa Civil
15/02/2020 10h47

Na manhã deste sábado, 15, a Prefeitura de Aracaju desenvolveu mais uma ação de orientação para o período de chuva. A atividade realizada pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, ocorreu no bairro Santa Maria, com a participação do Núcleo de Defesa Civil da Comunidade - Nudec, para conscientizar a comunidade sobre medidas preventivas aos impactos das chuvas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, a atividade integra uma campanha preventiva para as chuvas esperadas a partir do mês de março. "Esse trabalhando consiste em orientar as pessoas, principalmente aquelas que residem em áreas de risco de deslizamento, inundação ou alagamento. Indicamos como proceder em situação de chuva e a quem recorrer, de maneira que tenhamos o menor transtorno possível e menos pessoas sejam afetas", explicou Sílvio Prado. 

Maria do Carmo Nascimento, 69 anos, integrante do Nudec Santa Maria, ressalta o esforço para conscientizar a comunidade. "É uma campanha educativa de prevenção aos riscos aos perigos existentes no bairro. Espero que as pessoas se conscientizem e possam ajudar. Observamos que aqui há esgotos entupidos por causa do lixo, obstruindo a passagem da água. A falta de consciência das pessoas que jogam lixo na rua prejudica muito, pois entope os bueiros e os canais", avaliou a participante da ação. 

Durante a atividade, a equipe percorreu os locais com maior vulnerabilidade aos impactos da chuva, no Marivan. Na ocasião, foram distribuídos panfletos e houve o cadastro da população no Serviço de Alerta por SMS - 40199. 

Uma das residências visitadas foi a de Maria de Souza, moradora da região há quase 20 anos. "Aqui ocorrem enchentes em alguns momentos. Tendo orientação com os contatos das pessoas para quem podemos ligar é muito importante. O Serviço de Alerta pelo celular é muito bom também, pois já temos um aviso para nos preparar", considerou.

Já Pureza Ramos, 75 anos, moradora do Marivan há cerca de 10 anos, ressalta a importância do trabalho preventivo. "Acho essa ação da Defesa Civil importante. Esse serviço é muito bom, pois com o celular cadastrado e com os contatos para ligar quanto tiver necessidade já ajuda bastante. Essa ação aqui na rua é muito importante", destacou.

Serviço de Alerta por SMS


Para realizar o cadastro no Serviço de Alerta por SMS - 40199- é simples e gratuito. Com o celular, é preciso enviar uma mensagem de texto, através do SMS, e inserir no corpo do texto o CEP da residência ou do local sobre o qual deseje receber informações. No campo "destinatário", deve-se colocar o número 40199.
Após esse procedimento o usuário receberá uma mensagem de confirmação e estará habilitado para receber os alertas oficiais da Defesa Civil.