Além da imunização contra o sarampo, Prefeitura atualiza cadernetas de vacinação no Dia D

Saúde
17/02/2020 16h00

“Dia D” da Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo, ocorrido no último sábado, 15, mobilizou todas as Unidades Básicas de Saúde da capital, no horário das 7h às 13h. E a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, recebeu 4.848 pessoas dentro da faixa etária da imunização, que são as pessoas com idade entre 5 e 19 anos. Desse total, 423 necessitaram da vacina tríplice viral (TV).

“Como ampliamos o atendimento, aproveitamos a oportunidade para vacinar quem ainda não estava imunizado contra o sarampo. Também aplicamos a tríplice viral em pessoas com até 49 anos e precisavam da dose. Ao todo, administramos 536 doses da vacina tríplice viral durante o Dia D”, explica a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões.

Com a preocupação de imunizar a população não apenas contra o sarampo, caxumba e rubéola, além de verificar a necessidade da dose da tríplice viral, quem se dirigiu até às unidades também foi orientado a atualizar a caderneta de vacinação.

No total, incluindo a tríplice viral e as demais doses aplicadas (entre elas hepatite B, varicela, HPV e meningite), foram administradas 2.767 doses nas UBS da capital. “Mantivemos a prioridade de atendimento do público-alvo da campanha, mas também conseguimos atualizar a caderneta de vacinação daqueles que já haviam recebido a tríplice viral ou, além dela, precisavam de alguma outra dose que estava pendente”, explicou Ilziney.

A vacina Tríplice Viral é ofertada na rotina de todas as Unidades Básicas de Saúde de Aracaju e o objetivo da campanha, que segue até o dia 13 de março, é atingir as pessoas que ainda não receberam a dose. Durante a semana, a tríplice viral continua disponível nas UBS de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Quem já tomou as duas doses não precisa se vacinar, pois a proteção, uma vez adquirida, dura toda a vida.