Prefeitura divulga cronograma semanal das ações de combate ao Aedes aegypti

Saúde
17/02/2020 15h20

Seguindo o Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulga, nesta segunda-feira, 17, as ações de combate ao mosquito que serão desenvolvidas ao longo desta semana. A mobilização tem como meta combater o Aedes e evitar epidemias e óbitos em decorrência de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

As visitas noturnas desta semana acontecerão nesta segunda e terça-feira (dias 17 e 18) no bairro Jardim Centenário. Os agentes de combate às endemias da SMS também atuarão na quarta e quinta-feira, dias 19 e 20, no conjunto Bugio.

“Essa ação noturna reforça o trabalho educativo que já vem sendo feito durante o dia. Os agentes incentivam as pessoas durante essas visitas, pois é fundamental que o morador faça a verificação diária, principalmente nos quintais, a fim de evitar novos criadouros nas residências”, ressaltou o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana.

Outra ação é a aplicação do fumacê costal, que nesta semana será realizada em três bairros. Na terça-feira, 18, os agentes de combate às endemias estarão no Santos Dumont. Já na quarta-feira, 19, no bairro Olaria e na quinta-feira, 20, no Ponto Novo.

De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, a ação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h. “É nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. É um trabalho que ajuda a comunidade nesse combate”, explica Jeferson Santana.