Prefeitura intensifica serviços de limpeza em bairros da zona Norte da capital

Serviços Urbanos
18/02/2020 16h15

Para manter a regularidade dos serviços de limpeza e manutenção das vias públicas, a Prefeitura de Aracaju executa, diariamente, extenso cronograma de ações. Desse modo, equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuaram, nesta terça-feira, 18, nos bairros Olaria, Bugio, Porto Dantas, Japãozinho, Industrial, 18 do Forte, Santos Dumont  e Soledade, localizados na zona Norte da capital.

Ao longo da manhã, dezenas de agentes desempenharam as atividades de limpeza de canal, pintura de guias, varrição, capinação, roçagem mecanizada e recolhimento de resíduos em pontos de descarte irregular. Organizados em regime de mutirão, eles põem em prática em o cronograma de serviços do órgão municipal, complementado, ainda, com a coleta domiciliar que, para esta região da cidade, acontece às segundas, quartas e sextas-feiras.

De acordo com o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, nesta região, foram realizadas ações como a revitalização de canteiros centrais, com a intervenção de paisagismo, a exemplo da que ocorreu na avenida Euclides Figueiredo. 

“Para atender com agilidade estas ações que fazem parte do nosso cotidiano, realizamos um planejamento específico para cada bairro. Desde a coleta domiciliar, passando pela limpeza das praças, ruas, avenidas e etc, cada espaço público é fiscalizado e tratado de forma setorial. Assim conseguimos percorrer todos os pontos monitorando-os e realizando os serviços de manutenção necessários ”, explicou Bruno.

O trabalho de mobilização de uma das equipes foi observado pela dona de casa Júlia Graciela Santana. Segundo ela, além de evitar que o lixo descartado de forma errada se acumule próximo às guias, a capinagem contribui para que o aspecto da rua fique mais agradável. “Não adianta só recolher o lixo de casa em casa, por isso, acho ótimo o cuidado que a Emsurb tem com as ruas e calçadas. Fica tudo limpo e bonito”, destacou a moradora do loteamento Jardim Petrópolis, no Japãozinho.                                                                                                   
“O trabalho da Prefeitura demonstra a preocupação em preservar o nosso bairro e a nossa cidade. Aqui no Japãozinho as equipes estão sempre fazendo a limpeza e recolhendo o lixo, na maioria das vezes, jogado pelos próprios moradores em locais indevidos”, afirmou o soldador Gabriel Maia ao acompanhar o serviço de roçagem mecanizada na porta de sua residência.