Órgãos municipais alinham ações para o período de Carnaval

Serviços Urbanos
18/02/2020 18h37

Representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), voltaram a se reunir, na tarde desta terça-feira, 18, para alinhar ações de atuação para liberação dos eventos carnavalescos que acontecem nos próximos dias. A inciativa faz parte do planejamento da Prefeitura de Aracaju para que essas manifestações aconteçam de forma organizada nos espaços públicos da capital.

Conforme explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, durante o período de Carnaval, de 22 a 25 de fevereiro, cerca de 40 eventos estão autorizados. Desta forma, assim como vem acontecendo semanalmente, a administração municipal segue monitorando a logística necessária para o acontecimento dos mesmos.

“Quanto a responsabilidade da Emsurb, as equipes estarão atuando na limpeza das vias antes e depois dos festejos e na organização dos vendedores ambulantes em alguns blocos. Nossos fiscais continuarão, ainda, atentos ao comércio de bebidas em garrafas de vidro de forma a evitar incidentes de segurança. Entretanto, vale ressaltar que a população também pode contribuir para a tranquilidade da festa, evitando consumir ou levar bebidas nestes tipos de recipientes”, enfatizou Luiz Roberto.

O diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, informou que além dos bloquinhos, durante o período de Carnaval, o órgão estará atento a outras regiões da cidade que concentram um grande número de pessoas. “Iremos intensificar também a fiscalização na extensão de areia das praias da capital, no tocante ao tráfego de veículos nestes locais. Nossa intenção é garantir a segurança dos banhistas que frequentam o nosso litoral”.

A manutenção do bem-estar das pessoas foi destacada pelo secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida. “Assim como na semana passada, estaremos atentos as situações que possam ocasionar transtornos à população, no que diz respeito a segurança. Por isso, iremos reforçar o efetivo da Guarda Municipal nos terminais de ônibus e fazer rondas itinerantes nos diversos blocos”, enfatizou.

O secretário acrescentou ainda que, o trabalho de preservação das praças e demais prédios públicos será intensificado neste período. “Para isso, teremos o auxílio da vigilância eletrônica com o uso de câmeras instaladas de modo a inibir aqueles que tentam fazer furtos ou até mesmo invadir o patrimônio público.

“Durante o período do Carnaval, nossos fiscais estarão atuando de forma a garantir que  os limites de emissão sonora sejam cumpridos, conforme o que determina a legislação municipal. Vale lembrar que, até as 22 horas a intensidade pode atingir até os 60 decibéis, já após essa faixa de horário o limite não pode ultrapassar os 50 decibéis”, explicou  Etelvino Neto, coordenador de Controle Ambiental da Sema.

Participaram da reunião os diretores de Espaços Públicos e de Operações da Emsurb, Bira Rabelo e Bruno Moraes, respectivamente.