Usuários do sistema de transporte coletivo aprovam reforma do Terminal Zona Sul

Agência Aracaju de Notícias
20/02/2020 05h00

Mais de 10 mil pessoas embarcam e desembarcam todos os dias no Terminal de Integração da Zona Sul, situado no bairro Atalaia, um dos mais importantes da capital e que está sendo reformado e modernizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), no âmbito do Projeto de Mobilidade Urbana.

Entre idas e vindas, imersas na correria de chegar com segurança a destinos diversos, usuários do Terminal acompanham a execução das obras. E a expectativa, para muitos, é "excelente", como conta o aposentado Eucílio de Araújo, de 80 anos, que mora no bairro Atalaia e sempre utiliza o sistema de transporte coletivo municipal.

"Para o bairro, essa intervenção é excelente, porque aqui é uma zona de muitos turistas e precisava de melhoria. Mas o mais importante são os benefícios para os usuários de toda a cidade", enaltece Eucílio, que é natural do Rio de Janeiro.

Opinião semelhante tem a cuidadora Rejane Bonfim, 59, moradora do conjunto Augusto Franco. "Fiquei tão feliz quando vi os operários aqui. Este terminal estava precisando muito de uma reforma. Lembro, uma vez, que estava chovendo muito e começou a pingar água em cima de mim. Com essa reforma, isso não vai mais ocorrer", afirma.

José Roberto Jacinto, 44, está otimista. "Eu passo por aqui diariamente e sei das dificuldades. A nossa população merece esse tipo de obra, que visa a facilitar o nosso deslocamento. Estão todos de parabéns", vibra.

Há dois anos trabalhando como ambulante no terminal, Wellington Santos, 60, vê a obra com carinho. "Eu, como trabalhador, só tenho a agradecer. Aqui é um terminal diferenciado, porque passam muitos turistas. Vai ser bom para quem transita e para quem trabalha", destaca ele, com um sorriso largo.

Gisélia Santos, 54, também trabalha no terminal, mas na função de serviços gerais. Ela considera que a obra vai dar mais dignidade a todos, sem exceção. "É maravilhoso. Reformar é sempre bom, desde que a população preserve, porque não adianta reformar sem ter os devidos cuidados. Mas de modo geral, eu aprovo e assino embaixo", frisa.

Reinaldo Cardoso, 40, morador do Mosqueiro, também aprovou. "Quando é para o bem comum, não tem como não apoiar. O povo agradece", sintetiza.

Continua aberto
Mesmo em obras, o terminal continua funcionando, já que os serviços, nesta primeira etapa, compreendem apenas um lado da estrutura, o que possibilita o embarque e desembarque de passageiros, como explica o diretor-presidente da Emurb, Sério Ferrari.

"Para não prejudicar a população, estamos fazendo essa obra em partes, sem interromper o transporte. Nós também fechamos os banheiros e colocamos banheiros químicos, visando o bem estar de todos. Evidente que, ao dividir um terminal em duas partes, haverá um pouco de desconforto, mas nós não vamos deixar de ter o terminal funcionando por conta disso", explica.

Na avaliação do gestor da superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Renato Telles, a reforma tem uma relevância não somente para os moradores de Aracaju e da região metropolitana, mas para muitos turistas, em virtude da proximidade com a praia. Ele acrescenta que os usuários vão continuar transitando e os ônibus fazendo suas paradas. "A perspectiva é ótima, vai dar mais qualidade e comodidade, além de segurança", conclui.

A obra
A intervenção municipal faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana, executado pela Prefeitura de Aracaju, num investimento de R$1.082.531,95. Entre os serviços que serão executados estão a instalação de nova cobertura com telha de alumínio ondulado, totalizando uma área de 1.300m²; pavimentação de 1.800m² da área em concreto usinado; implantação de 95m² de piso tátil direcional e de alerta; reforma completa dos banheiros; novas instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, de gás, de alarme e de combate a incêndio.

Os serviços são executados pela Construtora Sol e Empreendimentos Ltda e devem ser concluídos em seis meses.