Emsurb alinha ações para a Operação Carnaval na Orla Pôr do Sol

Serviços Urbanos
19/02/2020 18h08

Com a proximidade do feriado de Carnaval, a procura por passeios no estuário do rio Vaza Barris, na região da Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, tem um aumento considerável. Por este motivo, nesta quarta-feira, 19, os fiscais da Diretoria de Espaços Públicos  e representantes do Controle Interno da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), reunidos, alinharam ações pertinentes à rotina de fiscalização e monitoramento durante a Operação Carnaval.

De acordo com o chefe de Controle Interno, José Olino, a operação, que será realizada de 21 a 27 de fevereiro, tem o intuito de manter a organização e promover os meios necessários para que turistas e aracajuanos sejam bem atendidos e que as normas municipais de embarque e desembarque nos píeres, administrados pela Prefeitura de Aracaju, sejam cumpridas conforme previsões legais.

“Nesta reunião estamos repassando entre os fiscais as possíveis situações incorretas dos barqueiros que podem resultar na aplicação de penalidades, a exemplo da prática de abordagens na divulgação dos passeios. Aliado a isso, estamos reforçando a organização de saída das embarcações dos dois píeres, respeitando a fila única estabelecida em sorteio realizado anteriormente pela Emsurb”, explicou José Olino.

Toda a operação está baseada nas diretrizes que regulamentam a prática no espaço, oficializadas pelo Decreto nº 5.882, de 22 de março de 2019, e pela Resolução nº 01/2019. “Neste sentido, as penalidades serão aplicadas de acordo com as infrações à legislação vigente, e vão desde advertência ou suspensão das atividades à cassação do alvará de licenciamento dos barqueiros”, concluiu o chefe de Controle Interno.

O coordenador da equipe de fiscais, Janilson Pereira, considerou positivo o alinhamento das ações. “A partir dessa reunião, executaremos o nosso trabalho de maneira mais uniforme. Com isso, ganha o turista que vai ser melhor recebido, e também os barqueiros que estarão exercendo suas atividades de maneira organizada”, enfatizou.