No bairro Cirurgia, trânsito será alterado devido à realização do bloco Rasgadinho

Transporte e Trânsito
20/02/2020 10h30

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que, a partir deste sábado, dia 22, até a terça-feira, 25, haverá alterações no tráfego de veículos nas ruas e avenidas do bairro Cirurgia, devido ao tradicional bloco Rasgadinho 2020. 

A festa será realizada em cortejo. O trajeto previsto inclui as ruas Maruim, Estância, Gararu, avenida Edélzio Vieira de Melo, Hermes Fontes e Pedro Calazans, respectivamente. As ruas e avenidas adjacentes serão sinalizadas e os agentes da SMTT estarão no local para orientar os condutores e garantir a segurança viária. 

Do dia 22 a 25, a partir das 14h, haverá o bloqueio do trânsito na rua Maruim, no trecho entre a avenida Pedro Calazans e a rua Nossa Senhora das Dores, onde ficará a concentração do bloco. O cortejo sairá por volta das 15h e será encerrado na Pedro Calazans. As vias serão liberadas conforme a passagem do trio e dos foliões.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, explica que foi feito um planejamento para garantir a realização da festa carnavalesca, mas sem causar grandes impactos para o trânsito. “Montamos uma operação com bloqueios e desvios no trânsito para que o tradicional bloco seja realizado com segurança e nossos agentes estarão diariamente em pontos estratégicos na região do Cirurgia e adjacências para garantir a mobilidade da população. É importante que as pessoas fiquem atentas às sinalizações e, se puder, utilizem rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos, já que haverá interdições no trânsito”, orienta. 

O condutor pode utilizar as avenidas Beira Mar e Tancredo Neves, evitando o Centro da cidade. Já o condutor que já está na região central e deseja sair sem passar pela folia, pode optar pelas ruas Itabaiana, Acre ou Arauá. 

Outros bloquinhos também serão realizados na capital durante o Carnaval, mas por serem de pequeno porte não causarão impactos no trânsito. 

Transporte Público
Por causa das alterações no trânsito na região do bairro Cirurgia, o itinerário das linhas de ônibus do transporte público que circulam pelas avenidas Hermes Fontes e Barão de Maruim será alterado. Assim, na avenida Hermes Fontes os veículos convergirão à direita na travessa Nino Porto, e seguirão pelas ruas Urquiza Leal, Construtor João Alves e Lagarto até à Barão de Maruim.

Já os ônibus que seguem do Centro para a região Sul da cidade, seguirão pela avenida Barão de Maruim, Rua Zaqueu Brandão (à esquerda), Urquiza Leal, Dep. Euclides Paes Mendonça, chegando à Hermes Fontes.

As linhas de ônibus afetadas com a mudança temporária são: 001 – Augusto Franco/Bugio; 002 – Fernando Collor/DIA; 005 – Maracaju/DIA.

O trânsito não será bloqueado na avenida Desembargador Maynard, apenas interrompido, momentaneamente, para a passagem do bloco, não sendo necessário o desvio de itinerário das linhas de ônibus.