Portal da Matrícula Online recebe mais de 3 mil solicitações para ingresso na rede

Educação
20/02/2020 11h51

A Prefeitura de Aracaju deu continuidade na manhã desta quinta-feira, 20, ao processo da matrícula online para as 74 escolas da rede municipal de ensino. Esta fase, que segue até a sexta-feira, dia 21, é reservada para estudantes que desejam ingressar nas unidades escolares do município. Somente nas primeiras horas da manhã, quase 3 mil solicitações já haviam sido registradas no portal.

O portal www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline permanece no ar das 7h30 às 17h. Ao acessar esta ferramenta, é possível buscar as vagas através do nome da escola ou ainda do bairro em que está localizada. Todo o processo dura cerca de 10 minutos e é preciso que os pais ou responsáveis tenham em mãos seus documentos e também os documentos da criança que será matriculada.

“Temos equipes da Semed percorrendo as escolas para dar suporte às equipes diretivas e também aos pais. Nosso departamento de tecnologia tem trabalhado, junto a empresa responsável pelo sistema, para que tudo ocorra normalmente, nesta última fase da matrícula. Após isso, vamos reorganizar a oferta de vagas e verificar se haverá necessidade de reabertura em datas posteriores”

A diarista Verônica da Rocha realizou a pré-matrícula dos filhos em casa, pelo celular. Logo após, se dirigiu até a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, na Coroa do Meio, para entregar a documentação. “Eu vi na televisão que hoje o site voltaria ao ar e que estaria normalizado, então, hoje acessei o site e fiz a pré-matrícula. Tenho três filhos, dois estudarão aqui no JK e uma estudará na creche da Emei Nunes Mendonça”, conta Verônica.

Para Verônica, a informatização da matrícula foi um grande avanço para a rede de escolas da Prefeitura de Aracaju. “Antes eu tinha que dormir na fila e era tudo muito bagunçado. Tinha gente guardando vaga para outras três pessoas, tinha gente vendendo lugar na fila. E quando os portões da escola abriam, era aquela confusão, até briga tinha. Hoje é tudo mais tranquilo”, completa.

O web designer Alexandre Paixão foi até a Emef Anísio Teixeira, na Atalaia, para conhecer o espaço que o filho Rafael, de 6 anos, estudará a partir de março. Ele também não encontrou dificuldades para realização da matrícula. “De manhã, assim que minha esposa acessou o site, conseguiu a vaga nessa escola. Não tivemos dificuldade e não levamos nem 10 minutos para conseguir. Este processo online facilita muito a vida dos pais, traz muito mais comodidade, pois economizamos tempo, principalmente para quem trabalha”, afirma Alexandre.

O filho de 1 anos e 5 meses da dona de casa Ana Carla Nunes foi matriculado na Emei Antônio Valença Rollemberg, no bairro Farolândia. “Consegui fazer a matrícula ainda no primeiro dia que o site foi aberto e hoje vim trazer a documentação na escola. Para mim, não houve dificuldade nenhuma”, conta.

Plantão de Atendimento
Para auxiliar os pais ou responsáveis legais que tenham dúvidas sobre o processo, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza a central de atendimento da matrícula online, pelos telefones 79 3179-1538 ou 3179-1574 e pelo Whatsapp (79 98106-2969), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Os atendimentos são realizados por dez técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), os quais auxiliam os internautas para proporcionar um melhor aproveitamento do sistema durante todo o período de matrículas.