Prefeito discute com Iphan e Corpo de Bombeiros solução para antiga Estação da Leste

Agência Aracaju de Notícias
20/02/2020 12h16

A Prefeitura de Aracaju iniciou, nesta quinta-feira, 20, as tratativas para dar nova funcionalidade à área ocupada atualmente pelo antigo Complexo Ferroviário da cidade, mais conhecido como Estação da Leste, no bairro Siqueira Campos. O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu com a representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Monique Medeiros, e com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gilfran Matheus, para tratar do tema. O Iphan é o proprietário da área. A ideia discutida é a ocupação do espaço pelo Corpo de Bombeiros, com a construção de um Centro de Treinamento de uma unidade operacional.

“Tivemos uma reunião extremamente positiva, para buscar a solução para um problema antigo da cidade, que dar uso ao terreno da Estação da Leste. A nossa ideia é fazer o compartilhamento da área. Como existe uma parte do terreno que pertence à Prefeitura, propusemos que o Iphan ceda uma parte da sua área para que possamos fazer o prolongamento da avenida Rio de Janeiro, enquanto a Prefeitura cede o seu espaço, para que seja possível a construção do novo Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros. Acredito que chegaremos a um acordo”, declarou o prefeito.

A consultora do Iphan, Monique Medeiros, ressaltou que é intenção do órgão dar uma solução para a área. “Estamos tentando fazer este ajuste e acreditamos no bom encaminhamento para esta questão, pois é do interesse do Iphan, da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros e de toda a sociedade”, disse.

O comandante do Corpo de Bombeiros considerou que a ocupação daquele espaço será muito positiva para a cidade. “A corporação tem interessante na área, pois abrigaria um centro de treinamento e uma unidade operacional. É uma proposta ideal, pois mudará a realidade daquele local, que acumula lixo, que serve de espaço para marginais, então esperamos que a proposta seja aceita pelo Iphan”, declarou.

O presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari Vargas, e os secretários Augusto Fábio (Planejamento) e Nildomar Freire (Chefia de Gabinete) e o procurador-geral do município, Tiago Carneiro, também participaram da reunião.