No aeroporto da capital, Prefeitura recepciona turistas com ação de conscientização

Saúde
21/02/2020 14h00

Atenta às diretrizes do Ministério da Saúde, acerca das orientações sobre o novo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolveu um Plano de Contingência, que inclui diversas ações de prevenção. Uma delas foi executada nesta sexta-feira, 21, pela equipe de técnicos da Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Garoto Camisildo durante o desembarque de passageiros no Aeroporto Santa Maria. A ação contou com o suporte da equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“No plano de ação do município estão inseridas diversas intervenções, a exemplo das orientações em nossas redes sociais, reuniões com hospitais públicos e privados, com o intuito de conscientizar esses profissionais para que eles se organizem internamente em seus espaços no atendimento desses pacientes. Também produzimos informativo impresso, que está à disposição da população nessa ação de hoje no aeroporto, acolhendo e orientando as pessoas que chegam para esse período do carnaval”, pontuou a secretária municipal da saúde, Waneska Barboza.

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, não há confirmações de casos de coronavírus no Brasil. Atualmente há apenas um caso suspeito, na cidade de São Paulo, outros 50 casos já foram descartados. “Mesmo assim, nós precisamos orientar a população de que existem alguns critérios que as Vigilâncias precisam acompanhar e monitorar essas pessoas que chegam de viagem, seja por turismo, intercâmbio estudantil, por questões de trabalho, pessoas que nos últimos 14 dias estiveram na China”, enfatizou a diretora da Vigilância e Atenção em Saúde (DVAS), Taise Cavalcante.

Ainda segundo a diretora, a ação no Aeroporto Santa Maria tem como objetivo dar as boas-vindas para os visitantes que passarão o carnaval na capital, e orientá-los sobre o cuidado e prevenção da gripe. “Além dos informativos sobre o coronavírus, também distribuímos lixeirinhas para carro com orientações sobre a gripe, e as lojas do aeroporto também receberam panfletos para que distribuam entre as pessoas que circulam por lá”, explicou Taise.

A população precisa estar atenta às orientações, visto que as síndromes gripais possuem sintomas muito semelhantes, porém, no caso do coronavírus, um fator que a diferencia, é a vinculação epidemiológica com as pessoas que nos últimos dias chegaram da China ou de países com casos confirmados da doença.

Ação de prevenção
Na ação realizada no aeroporto da capital, Fabiana Nascimento aguardava a irmã Adriana de Farias, que desembarcou do Rio de Janeiro. “Graças a Deus não temos casos no Brasil, mas é importante receber essas orientações, até porque nesse período de carnaval, muita aglomeração, fica uma preocupação maior sobre os riscos. Ninguém está livre, mas tentamos nos precaver com os cuidados mínimos. Como são sintomas de uma gripe normal, às vezes a gente pensa que é uma coisa e pode ser outra mais grave. É importante o alerta”, reconheceu a aracajuana, ao elogiar o trabalho da equipe.

Também vindo da capital carioca, a senhora Sonia Cruz nunca havia conhecido Aracaju e decidiu passar o feriado na cidade. Ela aprovou a iniciativa e a forma como os passageiros foram recepcionados no desembarque e alertou para outra doença que pede atenção redobrada. “É importante ter esses informes, inclusive como também estamos com surto de sarampo no país, e aeroportos são os locais ideias para esse tipo de ação”, considerou.

“Moro no Rio e vim fazer turismo aqui por cinco dias. Lá nós também fomos bem informados e aqui também. O Brasil precisa se conscientizar sobre as doenças, a dengue, por exemplo, muitas vezes acontece por relaxamento da população. É preciso estar consciente e preocupado com essas questões”, ressaltou a senhora Noêmia Menezes.