Disponibilizado pela Prefeitura há dois anos, alerta por celular já beneficia 35 mil aracajuanos

Defesa Social e Cidadania
27/02/2020 16h00

Na capital sergipana, mais de 35 mil cidadãos já cadastraram seus números de telefones móveis e recebem os alertas emitidos pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil Municipal, a partir do serviço de alerta por SMS 40199, criado pelo Departamento Nacional de Defesa Civil.

Esse recurso, disponibilizado em Aracaju desde 26 de fevereiro de 2018, sob a responsabilidade da administração municipal, objetiva prevenir a população sobre a ocorrência de eventos adversos. O total de cadastro supera em mais de 10 mil a meta projetada pela Prefeitura para até o final deste ano.

O recurso integra as ações do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, e está inserido no projeto "Aracaju - Cidade Resiliente”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

Por meio da ferramenta, são enviados alertas via SMS para os telefones habilitados. Do início da implantação do serviço até o momento, foram emitidos, ao todo, 29 alertas, que estiveram relacionados à previsão de chuvas intensas, ventos fortes ou alta da maré.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, o canal de comunicação se soma às medidas preventivas adotadas pela Prefeitura de Aracaju. "O mecanismo amplia o alcance da informação, em tempo hábil, para que as pessoas possam se precaver. Além das inúmeras ações executadas para evitar riscos, na capital, e reduzir impactos de eventos adversos, é possível alertar a população para que não seja pega de surpresa", pontua.


O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, reforça o impacto da informação ágil e precisa. "Quando essas pessoas já estão atentas é possível reduzir riscos, porque, ao menor sinal de perigo, já são tomadas as devidas providências, como evacuar a residência e acionar a Defesa Civil, por exemplo", explica o major.

O 49199 já fez a diferença para o secretário executivo Paulo Figueredo, usuário do serviço há mais de um ano. "Sempre que levo a minha esposa ao trabalho, passo pela Avenida Anísio Azevedo. Com a Defesa Civil informando que aquele local teria chuvas muito fortes e maré alta, consegui evitar o trajeto. Isso é muito importante, porque encontramos outras alternativas de vias para chegar ao trabalho", relata o usuário.

Por isso, Paulo considera o serviço fundamental para que a população aracajuana esteja preparada para situações de risco. "Prevenir sempre é melhor do que remediar. Acho um serviço muito importante, porque a prevenção sempre é boa, e podemos saber a probabilidade de chuvas fortes. É muito importante ter essa informação", afirma.

Como funciona
Os alertas só são emitidos quando há um alto grau de probabilidade da ocorrência daquele evento adverso. Por isso, a Defesa Civil de Aracaju confere diversas fontes de meteorologia, tanto nacionais quanto estaduais, a fim de garantir a confiabilidade das informações.

Enviado o alerta, a equipe do órgão passa a se dedicar ao monitoramento das áreas de risco e se prepara para possíveis ações. Também é feito um contato com outros órgãos municipais que podem prestar apoio, como a Assistência Social, a Emsurb e a Emurb.

Além disso, o Comitê de Gerenciamento de Crise é convocado pela Prefeitura de Aracaju, para que todos os órgãos envolvidos no Plano de Contingência contra desastres naturais possam atuar no menor tempo resposta possível, a fim de reduzir ao máximo os possíveis transtorno para a população aracajuana.

Cadastro
Para fazer o cadastramento e receber os alertas da Defesa Civil, basta acessar o campo de mensagens (SMS) do celular, inserir no destinatário o número 40199 e, em seguida, no corpo da mensagem, informar o CEP da região.

Após enviar a mensagem, o usuário receberá uma confirmação do cadastro. O serviço é gratuito e é possível cadastrar mais de um CEP.