Defesa Civil De Aracaju inspeciona casas afetadas pelo grande volume de chuva

Defesa Social e Cidadania
29/02/2020 13h17

Na manhã deste sábado, 29, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, recebeu 12 chamados, através do número emergencial 199. As solicitações ocasionadas pelo impacto da chuva que atingiu a capital estiveram relacionadas, em sua maioria, a situações de alagamentos. Em apenas uma hora, houve o acúmulo de 50 milímetros de chuva, concentrados, principalmente, na Zona Sul.
Entre os chamados atendidos esteve o de moradores da rua Oliveira Barros, no bairro Ponto Novo. Ao todo, 25 casas foram invadidas pela água e passaram por inspeção para avaliação do risco estrutural. Não foram identificadas edificações com possibilidade de desabamento, no entanto a situação continua sendo monitorada e a área recebe a atenção dos órgãos da Prefeitura de Aracaju.
"Segundo os próprios moradores, esse fenômeno não ocorre há cerca de 6 anos. A lâmina d'água chegou a 50 centímetros de altura. Algumas pessoas tiveram perda de bens, mas a Prefeitura de Aracaju está dando todo o suporte necessário. O nosso objetivo é conceder atenção à população e minimizar os transtornos causados pela chuva", esclareceu o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado.
No local a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizam limpeza e retirada de móveis das residências. As equipes da Assistência Social também se encontram no local para identificar as pessoas que necessitam de auxílio.
O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, explica as características da chuva que atingiu a capital. "Estamos acompanhando as mudanças climáticas, em todo o mundo. Em Aracaju não é diferente. Temos observado o grande volume de chuva em um curto espaço de tempo, o que provoca transtornos, pois não há possibilidade para que os equipamentos de drenagem urbana consigam escoar essa água", esclareceu.
Até o final da manhã o volume total de chuva esteve em 70,4 milímetros. O monitoramento ocorre desde a madrugada, principalmente em áreas onde foram detectadas as situações mais críticas.
Em relação aos chamados, são oriundos dos bairros Luzia, Ponto Novo, Jabotiana, 13 de Julho, Gragerú, Salgado Filho, Japãozinho e 18 do Forte.
O número emergencial da Defesa Civil de Aracaju 199 funciona 24h. "Ao menor sinal de risco, é possível entrar em contato com as nossas equipes para que possamos nos dirigir até o local indicado e realizar a avaliação e, assim, adotar as medidas cabíveis", pontuou Sílvio Prado.