Prefeitura investe na prevenção do câncer de mama e realiza 15,7 mil mamografias em um ano

Saúde
03/03/2020 17h50

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), investe em ações e recursos para otimizar, cada vez mais,  os serviços prestados à população. E um das prioridades é manter a qualidade na oferta de consultas e exames na rede municipal de Saúde, a exemplo do atendimento especializado às mulheres no trabalho de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Atualmente, a oferta de mamografia bilateral para rastreamento (exame fundamental para o diagnóstico precoce da doença) não possui fila de espera.

Em 2019, conforme relatório do Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação da SMS, foram processados 15.757 exames de mamografia bilateral para rastreamento. De acordo com a coordenadora geral, Tina Cabral, o número atualmente contempla a necessidade da rede de saúde capital.

“Graças ao empenho de manter os contratos com as clínicas conveniadas, nós temos conseguido ofertar um volume de procedimentos que atende a demanda e com isso não deixamos a população aguardando sem uma previsão de quando o exame será feito. Após o encaminhamento junto aos nossos Centros Especializados as usuárias agendam o exame e conseguem realizar em tempo hábil”, declarou a coordenadora.

A fluidez no atendimento garante que, no caso específico das usuárias que necessitam desse tipo de exame, obtenham um diagnóstico precoce para descarte da suspeita ou início do tratamento com maior chance de cura. E a principal porta de entrada para a solicitação de exames e consultas é a Atenção Primária à Saúde, através de suas Unidades Básicas (UBS), que por sua vez encaminham as pacientes aos Centros de Especialidades Médicas, conforme necessidade.

“Geralmente, quando a mulher vai fazer o preventivo de câncer de colo de útero, é importante que se faça também a avaliação das mamas e seja solicitado algum exame para um diagnóstico precoce, se necessário. Os profissionais médicos e enfermeiros das unidades básicas devem, a cada ano, fazer esse exame clínico das mamas”, destacou Cristiane Ludmila,  coordenadora do Centro de Atenção e Assistência à Saúde da Mulher (CAASM), localizado no Cemar Siqueira Campos.

Rastreamento
O protocolo do Ministério da Saúde recomenda que todas as mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia de rastreamento a cada dois anos. “É um exame para aquela mulher que não tem nenhum sintoma, que vai buscar nessa faixa etária que tem um risco maior de ocorrer a doença, algum sinal com o objetivo de uma detecção precoce e dos tratamentos necessários, com intenção da cura. E em nossa rede ele é ofertada sem fila”, explicou Cristiane Ludmila.

A coordenadora ainda ressalta a importância da mulher se conhecer e o quanto a prevenção rege o conceito de autocuidado no quesito saúde. “Muito se fala em autocuidado, e ele deve ser não apenas para câncer de mama, mas também de útero, de pele, hipertensão, diabetes e demais doenças. Ainda existem mulheres que até têm vergonha de olhar seu corpo através do espelho, muitas vezes por uma construção social, e precisamos romper isso. Quanto mais precoce o diagnóstico é mais fácil de tratar e curar. E precisamos estar sempre estimulando entre nossos usuários a promoção do autocuidado”, reforçou.