Prefeitura organiza segunda edição dos Jogos Escolares da rede municipal de ensino

Educação
04/03/2020 14h30

Por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Prefeitura de Aracaju deu continuidade, nesta quarta-feira, 4, a partir de uma reunião de trabalho, à organização dos Jogos Escolares da rede municipal de ensino, um projeto do Planejamento Estratégico do Município que chega, neste ano, à sua segunda edição.

Esta competição se soma às demais ações de fomento à prática do esporte nas escolas municipais de Aracaju, desenvolvidas pela Semed, as quais estão alinhadas aos investimentos feitos nos últimos três anos em obras de construção e de reforma de quadras poliesportivas nas unidades de ensino mantidas pelo Município.

A previsão é que a nova edição dos Jogos Escolares seja realizada entre os dias 16 e 30 de setembro deste ano. “No ano passado, fizemos um lindo evento, envolvendo centenas de alunos e professores e neste ano pretendemos dobrar o número de estudantes participantes. A prática do esporte traz inúmeros benefícios para a vida escolar de cada criança e adolescente e uma competição que envolve a maioria das escolas ajuda a fomentar essa prática. Nos empenharemos para fazer um evento maior e melhor que o do ano passado”, garante a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

O coordenador de Esporte e Educação Física Escolar da Semed, professor José Robson dos Santos, ressalta que as discussões para a realização dos Jogos Escolares 2020 foram iniciadas no final de 2019. “Esta é a primeira reunião no âmbito da Secretaria como um todo, envolvendo os demais departamentos, mas a Coefesp já se reúne com escolas e professores desde o final do ano passado, pois são eles quem dão o direcionamento dos jogos. A partir de agora, já temos a proposta fechada”, explica o coordenador Robson.

Em sua segunda edição, os Jogos Escolares terão uma novidade. “Fomos procurados pela Federação dos Jogos Eletrônicos para, inicialmente, fazermos uma edição a parte, no entanto, apresentamos a proposta de inserir essa modalidade nos jogos que já vão acontecer em setembro e eles aceitaram a proposta”, completa Robson.

Jogos Escolares
A primeira edição do evento foi realizada entre julho e agosto de 2019. A competição envolveu cerca de 500 atletas com idades entre 8 e 17 anos, de 24 escolas, que disputaram partidas de futsal, queimado, atletismo, dama, dominó e cabo de guerra.