Prefeitura mantém intensificada a limpeza da drenagem em áreas suscetíveis a marés altas

Obras e Urbanização
05/03/2020 17h01

Equipes operacionais da Prefeitura de Aracaju deram continuidade, nesta quinta-feira, 5, à intensificação das  ações regulares de limpeza pública das redes de drenagem, sobretudo nas localidades da cidade mais suscetíveis às altas das marés, como os bairros Salgado Filho e Treze de Julho.

Preventiva, essa iniciativa da gestão municipal visa atenuar os efeitos das marés altas nas áreas em pontos que estão abaixo do nível do mar, onde lâminas de água podem emergir para a superfície de algumas ruas. Por conta disso, estão reforçados os serviços de limpeza de bueiros e desobstrução das manilhas subterrâneas de pontos onde historicamente as águas das marés chegam com maior intensidade.

Esse trabalho é executados por equipes das empresas municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e de Serviços Urbanos (Emsurb), com a participação da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), que estão atuando nas imediações da Praça da Imprensa, bairro Salgado Filho, onde a força-tarefa deu início às atividades, e nas vias movimentadas mais próximas do rio Sergipe, a exemplo da avenida Beira Mar, 13 de Julho.

O objetivo desse mutirão de ação, neste momento, é diminuir ao máximo possível as consequências provocadas pela alta da maré, cuja previsão para a próxima semana, entre os dias 8 e 12, de domingo a quinta-feira, é que alcance 2,1 até 2,44 metros de altura, por influência da Lua.

Por se tratar de uma das regiões da capital que mais ficam abaixo do nível do mar, este esforço conjunto entre os órgãos municipais demonstra o compromisso da gestão em sempre se antecipar aos efeitos dos fenômenos naturais.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, as equipes multiprofissionais, que somam cerca de 70 trabalhadores, seguem durante toda a semana limpando a drenagem e monitorando as variáveis do clima e das tábuas de marés.

"Estamos nos preparando porque a partir de domingo a maré pode chegar a quase dois metros e meio e isto pode provar alagamentos em algumas áreas baixas de Aracaju, por isso estamos nos antecipando. Todas as precauções estão sendo tomadas, mas não temos controle sobre os fenômenos da natureza", destaca Ferrari.

De forma regular, esses serviços cobrem toda a cidade. As medidas preventivas atendem a vários bairros todos os dias, priorizando os pontos que apresentam algum risco ou com histórico de alagamentos.

Solicitação
A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar uma solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis da Emurb no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb)