Controladoria-Geral do Município inicia atividades de Auditoria de Gestão Operacional

Controladoria Geral do Município
05/03/2020 16h38

Em continuidade ao cumprimento das metas propostas pela Prefeitura de Aracaju no Planejamento Estratégico, a Controladoria-Geral do Município (CGM) iniciou a Auditoria de Gestão Operacional, que visa instituir, no âmbito da administração municipal, um programa de auditoria, inspeções e visitas técnicas.

“Por onde estamos realizando este levantamento, temos identificado, através dos titulares das pastas, como o trabalho é importante, pois dá uma visão geral do funcionamento do órgão, apresentando sugestões no sentido de tornar eficaz o Planejamento Estratégico da gestão”, destaca o secretário-chefe da CGM, Eliziário Sobral.

Segundo Eliziário, esse trabalho desenvolvido pela CGM inova e qualifica as atividades desenvolvidas pelos demais órgãos da administração municipal. Neste sentido, o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que a ação é de grande relevância para a gestão.

“Os diálogos que possam proporcionar melhorias aos processos de gestão, são de grande importância. Reforçamos com isso o compromisso com a excelência na prestação de serviços, o respeito à legalidade dos processos e a busca constante por melhorias nas nossas atividades”, enfatizou.

Segundo o diretor do Departamento de Auditoria (DEAU), Antônio Álvaro de Carvalho, a metodologia adotada atualmente pela CGM tem como propósito preparar servidores no sentido de atender, com maior eficiência e eficácia, a auditorias externas.

Ainda de acordo com o diretor, a auditoria dos órgãos e entidades foi dividida em duas fases: a primeira, denominada de Auditoria Proativa, onde o próprio servidor de cada órgão ou entidade, seguindo o Manual de Auditoria aprovado por esta secretaria, realiza sua respectiva inspeção, em seguida, a CGM faz a devida tabulação para elaborar o mapa de risco.

A segunda, denominada Auditoria de Gestão Operacional, que é realizada em conjunto com técnicos da CGM e da secretaria examinada, tem o propósito de fazer um levantamento geral da estrutura organizacional, de pessoal, financeiro-orçamentário, convênios, estrutura física, serviços e obras, transparência e ouvidoria.

Entre os meses de janeiro e fevereiro já foram auditadas as secretarias municipais da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), da Juventude e Esporte (Sejesp) e da Defesa Social e Cidadania (Semdec), e, atualmente, a pasta da Assistência Social. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final de julho deste ano.