Prefeitura de Aracaju trabalha no monitoramento das chuvas deste sábado

Agência Aracaju de Notícias
07/03/2020 11h48

Conforme o previsto para a capital sergipana, o volume de chuvas atingiu 23.4 milímetros na manhã deste sábado, 7. A precipitação, considerada moderada e concentrada na região Sul da cidade, não resultou em transtornos para a população, graças à intensificação do trabalho preventivo realizado pelas equipes da Prefeitura de Aracaju desde a última quarta-feira, dia 4, que demonstraram sua efetividade contra os alagamentos. No momento, não há mais previsão de chuva para cidade neste sábado.

Devido ao alerta emitido à população pela Defesa Civil Municipal na tarde da última sexta-feira, 7, todos os órgãos municipais envolvidos, como a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Secretaria Municipal da Assistência Social e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), estiveram em monitoramento ininterrupto para atuar em caso de alguma necessidade.

Por conta das chuvas desta manhã, a Defesa Civil registrou apenas uma ocorrência através do número 199. No caso, as equipes foram deslocadas para verificação do chamado na rua José Pacheco, localizada no bairro Jabotiana, que identificou sinal de alagamento e consequente formação de lâmina d’água superficial em uma das residências. Na região central da cidade apenas 11mm de chuva foram registrados. Já na região Norte, não houve sinal de precipitação.

Seguindo o cronograma de atuação preventiva intensificado, a Emurb atuou ao longo de toda a manhã realizando serviços de recuperação da rede drenagem e de limpeza de bocas de lobo em diversos pontos da cidade, como Praça da Imprensa, bairro 13 de Julho, rua Manoel Vieira de Melo, bairro Jardim Centenário, rua Ananias Azevedo e rua Cedro, no bairro São José. 

Assim como, a Emsurb continua trabalhando na limpeza dos canais da cidade. No final da manhã deste sábado, por exemplo, a empresa municipal realizou a retirada da tela de contenção para recolhimento de resíduos, que havia sido instalada no canal do conjunto Médici, bairro Luzia. 
 
Mutirões 

Ao longo da semana, mutirões de limpeza concentrados na região do bairro 13 de Julho e dos Mercados Centrais da capital foram realizados pela Prefeitura de Aracaju, visando não apenas prevenir alagamentos em caso de chuvas, mas também, preparar a cidade para as marés altas do mês de março. A previsão é que a tábua de maré para a próxima semana, entre os dias 8 e 12, de domingo a quinta-feira, alcance de 2.1 até 2.4 metros de altura, por influência da Lua. Por isso, a ação preventiva da Prefeitura fará com que os bueiros suportem a carga d'água esperada e não causem tantos transtornos à população, que historicamente sofre com esse tipo de alagamento em virtude de a localidade estar muito abaixo do nível do mar.