Prefeitura monitora alta da maré sem ocorrências na capital

Agência Aracaju de Notícias
08/03/2020 19h42

Em alerta, a Prefeitura de Aracaju, por meio de equipes da Defesa Civil Municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), monitorou as localidades onde há refluxo das águas e maior impacto provocado pela alta da maré de 2.2 metros durante a tarde deste domingo, 8.
 
Devido à previsão do fenômeno, foram intensificados os trabalhos preventivos realizados pelas empresas municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e de Serviços Urbanos (Emsurb), ao longo dos últimos dias, e nenhum transtorno chegou à população. Durante esta tarde, equipes realizaram visitas de monitoramento nas imediações dos bairros Treze de Julho e Bugio, além do conjunto Médici, bairro Luzia, Largo da Aparecida, e conjuntos Santa Lúcia e JK, no Jabotiana.

O serviço antecipado de manutenção da rede de drenagem, limpeza de bueiros e de canais fizeram toda a diferença para que, conforme informações da Defesa Civil, não fosse registrado nenhum chamado através do telefone de emergência 199 ou ocorrência nesta tarde. No sentido de que a população de algumas regiões da cidade, suscetíveis a alagamentos por conta desse fenômeno, pudesse se precaver, na manhã deste domingo, uma mensagem de alerta foi emitida e enviada via SMS. Até a próxima quinta-feira, dia 12, a previsão é que a tábua de maré alcance de 2.1 até 2.4 metros de altura, por influência da Lua. 

Desde a última quarta-feira, dia 4, mutirões de limpeza foram realizados para a desobstrução de cerca de 328 bueiros da rede de drenagem da região do bairro Treze de Julho, partindo da Praça da Imprensa, e em outros pontos críticos da cidade, a exemplo da região dos Mercados Centrais. O objetivo é que os bueiros suportem a carga d'água esperada e não causem tantos transtornos à população, que historicamente sofre com esse tipo de alagamento em virtude de a localidade estar muito abaixo do nível do mar.

 Ações de orientação à população, como os moradores do conjunto Médici e bairro Bugio, também foram realizadas ao longo da semana passada através das equipes da Defesa Civil Municipal com o objetivo de reduzir os impactos que possam ser provocados pela alta da maré. Nesses locais, foram distribuídos panfletos com a indicação dos dias e horários que podem ser mais críticos, o que possibilita a adoção de medidas preventivas, as quais visam evitar transtornos e resguardar bens materiais.
 
De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, além da intensificação das ações preventivas, as equipes estão em monitoramento constante para auxiliar a população em caso de algum tipo de ocorrência durante todos esses dias de maré alta. “As equipes estão monitorando e oferecendo esse apoio aos moradores das regiões que tradicionalmente alagam. Diferentemente da previsão de chuvas, a previsão da maré é exata, não possui alterações e conseguimos nos precaver com mais facilidade. O trabalho de prevenção foi efetivo e não recebemos nenhum chamado de emergência da população”, explica o secretário.