Prefeito Edvaldo recepciona servidoras em homenagem pelo Dia da Mulher

Agência Aracaju de Notícias
09/03/2020 10h05

Como forma de homenagear as servidoras da Prefeitura de Aracaju pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo, 8, o prefeito Edvaldo Nogueira as recepcionou, na manhã desta segunda-feira, 9, no Centro Administrativo. A cada trabalhadora, o gestor municipal entregou uma flor, simbolizando o reconhecimento à capacidade feminina, além de chamar a atenção para a luta pelo fim da violência doméstica e pela busca da igualdade. Durante a homenagem, Edvaldo evidenciou a grande representatividade das mulheres na atual gestão, que ocupam 69% do quadro, enquanto 31% das funções são exercidas por homens.

“Essa homenagem é um reconhecimento ao trabalho que todas essas mulheres desenvolvem em nossa gestão. Desde as minhas outras gestões, faço questão de entregar flores às servidoras que trabalham na sede da Prefeitura, neste dia. É um gesto simbólico, mas que demonstra o nosso compromisso com a luta pela igualdade em todos os espaços, inclusive no setor público. Muitos foram os avanços conquistados pelas mulheres, mas ainda há muito o que se fazer. Hoje, elas ganharam destaque no mercado de trabalho, nas faculdades, ocupam espaços importantes, mas a desigualdade em relação aos homens persiste. Então entrego essa flor ressaltando o papel extraordinário da mulher, mas dizendo que é preciso dar passos ainda maiores na luta pelo respeito e igualdade”, destacou.

Edvaldo frisou que a entrega das flores também representa outro significado: a luta contra a violência doméstica. “Precisamos combater este fator que tem sido muito ruim, que é a violência contra as mulheres. Ela tem aumentado de maneira assustadora e é preciso dar um basta. Não podemos tolerar que a mulher continue sendo vítima de violência, seja em seu lar, seja nas ruas, seja no trabalho, ou em qualquer lugar. Aqui na Prefeitura nós temos fortalecido o combate à violência doméstica com a Patrulha Maria da Penha, um projeto desenvolvido pela Guarda Municipal e que tem dado grandes resultados. Mas queremos hoje reforçar esse apelo e mostrar, a cada uma, que elas não estão sozinhas”, salientou. 

Em seu discurso, Edvaldo atribuiu ainda o sucesso da atual administração às servidoras uma vez que, segundo o gestor, dos trabalhadores da Prefeitura, 69% são mulheres. “É um dado que me enche de alegria porque lutamos cotidianamente para que as aracajuanas tenham cada vez mais espaço e isso mostra que a Prefeitura está dando o exemplo. Também não podemos esquecer que as principais pastas da nossa administração, Saúde, Educação, Assistência Social e Fundat, são geridas por mulheres. É a valorização concreta porque muitos falam em valorizar, mas quando assumem os cargos, não transformam em prática. A valorização as mulheres é de fundamental importância, assim como também, a busca pela igualdade entre homens e mulheres também. É preciso entender que a mulher pode ocupar o lugar que ela quiser”, enfatizou. 

Homenagem

Além da entrega das flores, as servidoras da administração foram agraciadas com um café da manhã, música ao vivo, palestras, roda de conversa e outras atividades. A programação foi organizada pelas secretarias do Planejamento, Orçamento e Gestão, Governo, Comunicação e pela Fundação Cultural de Aracaju. “Foi uma parceria entre estas secretarias e a Funcaju para proporcionar uma manhã especial, diferenciada, as nossas servidoras, atendendo a um pedido do prefeito.  É uma forma de reconhecer a importância que elas têm na administração municipal e fazer com que elas se sintam ainda mais valorizadas no ambiente no trabalho”, afirmou o secretário do Planejamento, Augusto Fábio Oliveira.

A servidora Andréa Pereira Garcez, que trabalha no setor de Compras da Secretaria da Assistência Social, expressou sua alegria ao receber a homenagem. “Para mim, é um gesto muito bonito ser recebida desta forma. Nós assumimos múltiplas funções, diariamente, e às vezes sentimos falta de uma gentileza como essa. Mostra que a Prefeitura nos valoriza enquanto servidoras e mulheres também. É um grande reconhecimento e fico muito feliz”, declarou.