Prefeitura une teatro e educação ambiental para conscientizar alunos da rede municipal

Educação
09/03/2020 13h30

Com o início das aulas do ano letivo de 2020, a Prefeitura de Aracaju retomou, também, atividades desenvolvidas em parceria entre as secretarias municipais da Educação (Semed) e do Meio Ambiente (Sema), como as ações de educação ambiental para crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Nesta segunda-feira, 9, cerca de 45 alunos do anexo da Escola Papa João Paulo II, no loteamento Marivan, participaram da atividade Ujacará.

O Ujacará é uma peça teatral promovida pela Coordenação de Educação Ambiental da Sema e, de forma lúdica, mostra para as crianças a importância do meio ambiente e as sensibiliza quanto aos cuidados com a natureza. Através de uma trilha enquanto a peça é apresentada, os personagens aparecem e mostram um pouco do local, ao mesmo tempo em que ensinam sobre a preservação da natureza. A atividade é realizada no Parque Augusto Franco (Sementeira).

Os alunos da Escola Papa João Paulo II, todos de 4 anos de idade, visitaram espaços como o horto, a farmácia viva, o meliponário e a oficina de papel. No meliponário, eles aprenderam sobre a importância das abelhas para a natureza, e nas outras dependências do Parque sobre a importância das árvores para a cidade e também de sua preservação. Anualmente, o projeto Ujacará atinge cerca de 5.000 crianças.

“Aliando a Educação Ambiental ao teatro, percebemos que as crianças se dispersam menos e se entretêm mais, prestam mais atenção. Quando voltam para a escola, passam o que aprenderam para os coleguinhas que não puderam participar, também reproduzem o conhecimento em casa, para os pais. No passado, este tema não era muito trabalhado nas escolas e hoje temos a oportunidade de falar sobre ele, que é algo tão importante e estamos muito felizes, pois a cada ano conseguimos alcançar mais crianças, não somente da rede municipal, como também da rede particular”, explica o técnico ambiental da Sema, Davi Santos de Souza.

Além do Ujacará, a parceria entre Sema e Semed promove diversas outras atividades com os alunos da rede municipal, como visitas guiadas ao Oceanário, à Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTeca) e ao Parque Poxim. Em 2020, teatro com a temática da dengue e plantio de árvores também serão contemplados ao projeto.

“Quando saímos dos muros da escola e principalmente quando temos esse contato com a natureza, as crianças aprendem muito e aprendem brincando. A educação ambiental já é um tema que trabalhamos no nosso dia a dia em sala de aula, sobretudo quando eles fazem alguma atividade e precisamos descartar algumas coisas fora. Essa ação do Ujacará vem pra somar com todo o conteúdo presente na escola”, comenta a pedagoga Nadicleide Belarmino de Lima, professora de uma das turmas presentes na atividade.