Prefeitura mantém monitoramento das áreas impactadas pela alta de maré

Defesa Social e Cidadania
09/03/2020 16h00

Por conta da previsão de alta de maré, que se estende até a quinta-feira, dia , a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), segue monitorando as regiões da cidade que historicamente são acometidas por inundações e alagamentos ocasionados por este fenômeno natural.

Dessa forma, a Defesa Civil Municipal mantém atenção especialmente para os entornos de canais e proximidades de rios nos bairros Treze de Julho, Bugio, Luzia e Jabotiana. Além do monitoramento estratégico , houve, antecipadamente, panfletagens e ações de orientação nessas regiões. Não houve, até o momento, registro de ocorrências através do número emergencial 199.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, destaca que a Prefeitura atua intensamente nos pontos com histórico de inundação, para minimizar possíveis transtornos.

"Já pudemos observar que houve um rápido escoamento das águas nos dois primeiros dias de maré alta. Esse resultado foi possível graças ao trabalho preventivo da Prefeitura de Aracaju, que proporcionou, através de Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a desobstrução do sistema de drenagem", esclarece o secretário.

No domingo (8), a tábua da maré atingiu 2.2m e nesta segunda-feira, 9, chegou a 2.4 m. Para a terça-feira, dia 10, deve alcançar 2.4m, registrando o maior volume previsto para o período da maré alta.  

Orientações

De acordo com o coordenador do órgão, major Sílvio Prado, é importante que a população que reside nessas áreas tome alguns cuidados durante esses dias. "Essas pessoas devem se planejar melhor. Em caso de garagens com histórico de alagamento, é importante retirar o carro antecipadamente", orienta o coordenador.

Ainda segundo o major, é fundamental evitar o contato direto com a água que vem dos canais, pois ela pode estar contaminada por resíduos do esgoto e trazer complicações para a saúde.

Outro ponto que merece atenção, alerta o coordenador da Defesa Civil, são possíveis alterações no trânsito. "Antes de chegar em casa e ao sair, é importante observar se existe sinalização ou orientação da SMTT sobre algum tipo de desvio, e respeitar as mesmas. Também é fundamental evitar atravessar vias que estejam com a lâmina d'água acima de 1 metro", indica o major Sílvio Prado.

Serviço de alerta 40199
A fim de prevenir a população sobre a ocorrência de eventos adversos como a maré alta, a Defesa Civil de Aracaju disponibiliza o serviço de alerta por SMS 40199. Por meio dele, o usuário cadastrado pode receber os alertar do órgão antecipadamente, via SMS.

O secretário Luís Fernando Almeida ressalta ainda que para o fenômeno da maré alta já foram emitidos dois alertas. O primeiro no domingo (8), e outro na manhã desta segunda-feira, 9.

"As mensagens, que chegam diretamente no celular do público cadastrado, informa o dia e horário em que a maré estará alta. Diariamente, enquanto o fenômeno estiver ocorrendo, estaremos mantendo a população informada para que possa se precaver", destaca.

Para realizar o cadastro, basta acessar o campo de mensagens (SMS) do celular, inserir no destinatário o número 40199 e, em seguida, no corpo da mensagem, informar o CEP da região desejada. Após enviar a mensagem, o usuário receberá uma confirmação do cadastro. O serviço é gratuito e é possível cadastrar mais de um CEP.

"Sempre que forem previstos fenômenos como ventos fortes, maré alta, chuvas fortes, é encaminhado o alerta, para que a população possa aumentar o estado de observação, se planejar melhor e evitar transtornos, principalmente nas áreas de risco", conclui coordenador do órgão.