Alunos da rede municipal aprendem sobre preservação ambiental em visita ao Oceanário

Educação
10/03/2020 12h15

Espécies variadas de tartarugas, tubarões, arraias. Entre os olhares atentos, difícil saber qual animal marinho chamou mais a atenção dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, que participaram de uma visita guiada, nesta terça-feira, 10, ao Oceanário de Aracaju. A visita é promovida por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, por meio das secretarias municipais da Educação (Semed) e do Meio Ambiente (Sema), e o Projeto Tamar.

No total, 41 alunos, com idades entre 8 e 12 anos, participaram da visitação. No local, com a ajuda de monitores, os estudantes aprenderam sobre o trabalho realizado pelo Projeto Tamar, além de observar as diferentes espécies de animais marinhos que vivem ali. A cada aquário visitado, uma nova descoberta aguçava a curiosidade das crianças, atentas à explanação da monitora do projeto.

O aluno Bernardo Silva de Oliveira, de 9 anos, uniu o conhecimento que já tinha sobre as espécies marinhas às informações que recebeu durante a visita e aprendeu que o respeito é a principal atitude a ser tomada para garantir a preservação. “Não devemos deixar ninguém fazer mal para os animais, porque estão jogando óleo no mar e isso mata não só as tartarugas, mas também os tubarões, as águas-vivas e todos os animais marinhos. Todos eles merecem nosso respeito”, disse.

Não é só o Oceanário de Aracaju que recebe as visitas pedagógicas. Outros pontos da cidade também fazem parte do roteiro do projeto. Durante toda a semana, a equipe de Educação Ambiental da Sema realiza atividades com os alunos da rede municipal de ensino no Parque Augusto Franco e no Parque Poxim, levando mensagens, de forma lúdica, de respeito e preservação ao meio ambiente. Os estudantes da rede ainda realizam visitas guiadas à Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju Galileu Galilei (CCTeca).

Segundo a professora Maria José Henrique, as visitas ajudam na fixação dos conteúdos aplicados em sala de aula. “Estas visitas pedagógicas estão dentro do nosso planejamento escolar e é um momento em que saímos dos muros institucionais para uma outra vivência. Na sala de aula, estudamos os seres vivos e seus habitats e aqui podemos ver de perto exemplos dos seres aquáticos, o que reforça o conteúdo visto anteriormente. Além disso, muitos desses estudantes nunca vieram aqui, seja pela distância de suas casas ou por questões financeiras, então, este projeto proporciona essa visita tão importante a essas crianças”, afirmou a professora.